quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Cresce o número de animais abandonados nas férias

As cidades brasileiras já estão vivendo o clima de fim de ano. Nessa época as atenções estão voltadas para as festas de confraternização, presentes, a ceia de natal e a tão esperada férias. Porém, há uma constatação preocupante. É justamente nesse período que aumentam os casos de animais abandonados. Segundo veterinários e ativistas dos direitos animais esta prática vem se tornando comum devido à banalização e comércio desenfreado de filhotes e as viagens comuns nessa época.

Se comparar com os outros meses do ano, de novembro a fevereiro o abandono de animais domésticos aumenta cerca de 70%. O levantamento foi feito em 2011 pela ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal. O que mais assusta é que este número pode ser ainda maior, de acordo com o presidente da entidade Marco Ciampi. “A estimativa foi feita apenas com base nas informações que chegam ao nosso conhecimento”, diz.

Para o especialista, esse cenário é uma combinação de fatores como negligência e a posse irresponsável dos animais, com destaque para a procriação sem controle, cuja melhor forma de prevenir ainda é a esterilização ou castração.



Os principais argumentos são “vou viajar e não tenho onde deixar meu animal” e “meu filho ganhou um filhote de presente e não posso ficar”. Além disso, há quem atribua o abandono a uma mudança de residência, à idade do cão e ao fato de o companheiro não gostar do animal. 
A verdade é que nada justifica o abandono – crime previsto em lei, afinal, o tutor responsável deve planejar e incluir o animal em todos os momentos de sua vida. Se você não pode arcar com essa responsabilidade, não está apto a ter um animal.

O costume de presentear amigos e parentes com animais de estimação em datas especiais também representa um grande problema, pois nem sempre estão dispostos a cuidar deles.
A família deve dispor de um local apropriado para o animal viver, ter condições financeiras para alimentá-lo e garantir cuidados veterinários adequados e dispor de tempo para cuidar dele - incluindo na programação diária passeios e exercícios com o bicho. Todas essas condições devem ser mantidas por 10 a 20 anos, enquanto o animal viver.

Abandonar animais é crime cometido por pessoas sem caráter e covardes que devem ser denunciadas para que sejam punidas e nunca mais voltem a cometer maldades contra seres indefesos. 
Se você se deparar com qualquer situação de abandono ou maus-tratos, denuncie à polícia!

E lembre-se que o CCZ não recolhe e nem recebe animais que as pessoas não querem mais. Animal não é objeto descartável e deve ser tratado com respeito e responsabilidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário