quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Classificação da agressividade canina:

Comportamentos agressivos são absolutamente normais e têm causas variadas portanto, por mais bonzinho que seja, qualquer animal pode se apresentar agressivo e morder, dependendo da situação. Cabe às pessoas serem responsáveis, aprendendo a identificar os sinais de stress e respeitando o sentimento dos animais, para que todos possam ter uma convivência pacífica e sem acidentes. 


Observa-se que a freqüência maior de acidentes ocorre porque as pessoas não percebem que estão, de alguma maneira, tendo atitudes provocativas e os animais respondem a essa “provocação” com agressão. A agressividade canina pode ser dividida pela característica e comportamento que o animal  expressa, assim a agressividade pode ser: 
Por dominância: é o tipo de agressividade mais comum e manifesta-se quando o cão sente que posição hierárquica está ameaçada por um membro do grupo (matilha). O cão mais dominante é chamado “alfa” e conquista o direito de ter sempre a primeira escolha, seja a hora de õ comer, acasalar escolher abrigo ou ter atenção. Ao encarar a família como seu grupo social, o cão busca uma posição dentro dessa estrutura e não encontrado limites assume a posição de líder (alfa). Essa distribuição de posições não se mantém estática e o cão continua testando seus limites. Os sinais sutis da dominância, expressões faciais, posturas corporais, emissões de sons, podem passar despercebidos pela família até o momento em que o animal morde, revelando que se vê como dominante, como a posição “alfa”, de líder na relação. O proprietário não entendendo a progressão do comportamento agressivo, culpa o cão por morder, aparentemente sem razão. Pode ocorrer também a denominada, posição “beta”, ou seja, o cão respeita apenas um individuo do grupo familiar a quem ele considera como seu dono, seu líder, e aos demais Tenta se impor demonstrando agressividade por considerá-los submissos. 
Por medo: a agressividade por medo ocorre quando o cão amedrontado, pode se sentir ameaçado ou acuado, seja por temer a uma situação nova ou porque a pessoa ou situação remete um episódio anterior que lhe foi desagradável. 
Por influência hormonal: nos machos, os hormônios masculinos estimulam a competição e contribuem para desencadear a agressividade por dominância, em fêmeas no cio também podem brigar entre si. 
Territorial: diz respeito ao estabelecimento dos espaços de ocupação do cão como um individuo ou na matilha. Este espaço varia de acordo com a circunstâncias por exemplo: mesmo quando o cão está passeando na rua uma área de aproximadamente um metro e meio ao seu redor ou ao redor dele ou de seu dono podem ser considerados espaço territorial. 
Alimentar ou predatória: o instinto de caçador, presente em todos os cães, se manifesta no habito de perseguir e abater as presas. Esse tipo de agressividade apresenta-se mais freqüentemente contra outros animais. Os alvos mais comuns são, carros, motos, bicicletas em movimento eventualmente crianças ou pessoas correndo. O cão entendem  estes alvos móveis como caça. 
Idiopático: que a agressão espontânea imprevisível e inexplicável, pode indicar alteração no comportamento e sugere que o animal pode estar acometido de raiva.

fonte: http://www.saude.mt.gov.br/upload/documento/50/manual-raiva-[50-151009-SES-MT].pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário