quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Cuidados com a água e alimentos.



1. O que é Doença Transmitida por Água e Alimentos (DTA)?
É a doença que ocorre devido à ingestão de alimentos, bebidas e água contaminados. As doenças diarréicas são causadas por microorganismos (vírus, bactéria e parasitas), presentes em fezes humanas e animais, caracterizam-se pela presença de diarréia (aquosa, com muco ou sangue), mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito e febre. Pode ocorrer desidratação. Os principais agentes causadores da doença diarréica aguda estão as enteroviroses causadas mais freqüentemente pelo rotavírus e norovírus, as parasitoses por Cryptosporidium e Giárdia, e as causadas por bacté- rias como Bacillus cereus, Clostridium perfringens, Escherichia coli patogênica (vários tipos), Salmonella (vários tipos), Shigella, Staphylococcus aureus, e outras.
 2. Transmissão 
A transmissão se dá pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes humanas ou de animais, ou por água contaminada pelas enchentes ou por meio de contato pessoa a pessoa (fecal-oral). Durante as enchentes e inundações, esses microorganismos, presentes em esgotos podem se misturar à água e à lama das enxurradas, além de contaminar alimentos, utensílios e louças.
3. Quais as causas mais freqüentes de contaminação dos alimentos e/ou da água?
 A contaminação da rede pública de abastecimento pode ocorrer pela entrada de água poluída nos pontos de vazamento da rede, além da interrupção temporária das atividades das estações de tratamento. Como o consumo de água é uma necessidade básica, muitas vezes a população acaba utilizando água contaminada, e se expõe ao risco de doença diarréica, cólera, febre tifóide e hepatites A e E.
Durante o verão, as altas temperaturas aceleram a deterioração de alimentos e favorecem a multiplicação de microrganismos causadores de doenças diarréicas. A contaminação de alimentos pode ocorrer pelo preparo inadequado do alimento, seja pela falta de higienização da matéria prima, ou pela falta de higienização das mãos e dos utensílios e das superfícies da pia ou pelo cozimento inadequado dos alimentos. Manipuladores de alimentos, com lesões na pele ou com ferimentos nas mãos, podem transmitir microrganismos patogênicos para os alimentos e causar doenças nos consumidores.
Outro importante problema é o hábito de deixar os alimentos preparados ou suas sobras por um período prolongado fora da geladeira ou aquecidos inadequadamente. www.prefeitura.sp.gov.br/covisa
 4. Qual o tratamento para as DTA? 
Para a doença diarréica aguda/diarréia aguda/gastrenterite o tratamento básico é feito a partir de ingestão de sais hidratantes orais, e de muito líquido (água potável/tratada, sucos). Para os casos mais graves que exijam internação, pode ser necessária hidratação endovenosa e outros procedimentos médicos dependendo das manifestações clínicas e órgãos afetados. Não há vacinas para a grande maioria de patógenos. Há vacina para determinados tipos de rotavírus (indicada para criança menores de 1 anos) e contra a hepatite A. As vacinas contra a cólera e febre tifóide não conferem imunidade duradoura e são utilizadas em situações específicas.


RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO: 
a - Beber sempre água potável. Não usar água de fonte não confiável. Se necessário ferver a água antes de utilizá-la ou tratar a água para consumo: diluir 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% em 1 litro de água; aguardar 10 minutos antes de consumir;
 b - Ter muito cuidado com a água utilizada no preparo da alimentação dos lactentes (menores de um ano);
c - Não consumir alimentos que tiveram contato com água da enchente;
d - Lavar panos para secar utensílios e superfícies que foram atingidos pela enchente, antes de usar. e - Lavar todos os utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos;
f - Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos; g - Guardar os alimentos em recipientes bem fechados;
 h - Limpeza da caixa d’água: • Esvaziar a caixa-d’água, se ela for invadida por água da enchente. • Esfregar as paredes da caixa-d’água com escova e pano limpo. • Colocar 1 litro de água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%) para cada 1.000 litros de água. • Depois deixar por período de duas horas e esvaziar a caixa-d’água. www.prefeitura.sp.gov.br/covisa
i - Higienizar os alimentos crus antes de seu consumo: • lavar com água potável toda a superfície, retirando resíduos aderidos; • deixar de molho em água sanitária (verificar o rótulo para saber se tem finalidade de desinfecção de alimentos) ou hipoclorito de sódio a 2,5%, colocando 1 colher de sopa do produto em 1 litro de água potável e deixar agir por 10 minutos; • enxaguar bem em água tratada e corrente • Não utilizar produtos de origem clandestina.
 j - Os alimentos cozidos devem ser preparados imediatamente antes do consumo e mantidos em temperatura quente. As sobras devem ser armazenadas em geladeira e reaquecidas antes do próximo consumo.
k - Evitar o consumo de alimentos que foram produzidos em condições de higiene insatisfatória ou de origem duvidosa. l - Na praia, evite consumir alimentos muito perecíveis: sanduíches, embutidos, carnes, salgadinhos, queijos, bolos e doces recheados comercializados por ambulantes.
m - Na praia manter lanches caseiros em recipientes bem tampados e abrigados do sol, quando o alimento necessitar de refrigeração mantê-los dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo;
n - Prefira alimentos saudáveis: frutas, leite e sucos acondicionados em embalagens tipo tetra-pack (caixinha) ou barras de cereais, entre outros.

fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/alerta_epidemiologico_-_2011_surtos_de_doencas_transmitidas__por_agua_e_alimentos_1299791339.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário