quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Adoção só se for responsável.


Dicas e cuidados – Projeto Batalha Animal – São Paulo
A doação de cães,gatos e outros animaizinhos exige certos cuidados.
Mesmo conhecendo o candidato à adoção, ou este sendo indicado de algum amigo ou parente, procure conhecer pessoalmente a pessoa e o local para onde o animal vai. Fique atento para que o bichinho não seja levado para qualquer lugar ou seja repassado para terceiros.
Doações pela Internet também têm ajudado muitas pessoas e animais, porém alguns cuidados devem ser tomados.
Algumas ONGs de proteção animal costumam pedir para o adotante: xerox de RG, CPF e comprovante de residência, além assinatura de termos de compromisso de posse responsável, onde a pessoa se prontifica a devolver o animal em caso de maus tratos ou inadaptação do mesmo.
Caso você não queira fazer estes procedimentos, pelo menos peça telefone, endereço e visite o local antes de levar o animal. Você tem o direito e o dever de saber onde e em que condições o animal vai viver.
Não permita que o adotante vá buscar o animal. Caso a pessoa não queira fornecer o endereço, não doe.
Fique atento para que o animalzinho não caia nas mãos de pessoas:
a) Desequilibradas que agridem ou matam os animais porque estes fizeram suas necessidades em local errado, ou roeram/arranharam um objeto
b) Psicopatas que adotam cães e gatos para matar por prazer
c) Pervertidos que adotam cães e gatos para estuprá-los
d) Que adotam animais para serem sacrificados em rituais religiosos
e) Que adotam animais para alimentarem cobras de estimação
f) Pessoas que já têm vários animais, compram/ adotam vários animais por impulso e sempre querem mais um.Passado um tempo desfazem-se dos bichos
g)Criadores inescrupulosos que adotam animais não castrados para confinarem os mesmos em canis ou gatis pequenos e sujos, tirando cria indiscriminadamente, para descartá-los aos 6/7 anos quando não poderão mais procriar. Alguns até criam os animais em gaiolas.Desconfie de quem tem muitos animais e quer fêmea de raça, porém os machos também são usados para procriação, podendo ser descartados depois de um tempo.Nem sempre essas pessoas possuem canil, às vezes são criadores de fundo de quintal que têm a ilusão de ganhar dinheiro com criação de animais.
Castre o animal antes de doá-lo para evitar que ele seja explorado comercialmente por estas pessoas que visam apenas tirar crias para vender. Com isso você também estará contribuindo para o controle de natalidade animal, evitando nascimento descontrolado, abandono e morte de cães e gatos.
h)Pessoas que querem o animal apenas para guarda. Geralmente, animais adotados para este fim não terão carinho nem passeios, terão uma vida de isolamento e quando envelhecerem/ adoecerem poderão ser abandonados por não servirem mais para guarda.
Se você decidir doar assim mesmo, visite o local antes para ver se vão deixar o cão em um lugar adequado, com segurança, bom espaço, abrigo para chuva e sol, e não acorrentado ou confinado em pequenos canis de fábricas, estacionamentos, empresas, postos de gasolina, depósitos, favelas, sítios, fazendas…Se você gostar do local e decidir doar um animal para guarda, sugira a adoção de um casal castrado para que um faça companhia para o outro, evitando que o cão fique sozinho e deprimido.
Atenção: Atualmente tem pessoas adotando cães de grande porte para alugá-los para guarda. Muitas vezes estes animais são alimentados dia sim, dia não, e quando ficam doentes e velhos são descartados.
Dê preferência para famílias que tenham condições financeiras para arcar com gastos (rações, vacinas, produtos para parasitas), e que possam cuidar do animal com carinho.
Explique que o animal deve ser devolvido para você caso ele não se adapte, para que você possa escolher outra pessoa para adotá-lo. Se você não aceitá-lo, saiba que ele poderá ser repassado para qualquer pessoa, e você o perderá de vista.
*Atenção com doações para crianças ou jovens, conversar com os pais ou responsáveis é fundamental.
*Atenção para doar animais para casais jovens sem filhos, é comum o abandono do bichinho após o nascimento de bebês. Converse sobre isto com eles.
*Atenção com doações para pessoas que moram em casa/ apartamento de aluguel, é freqüente o abandono dos bichos quando estas pessoas vão mudar. Converse sobre isto com os adotantes.
*Atenção com doações de cães e gatos adultos para sítios ou casas de veraneio. Eles poderão fugir e nem sempre os caseiros cuidam bem do animal. Animais adultos que vão para sítios vão instintivamente correr atrás de outros animais como galinhas, porcos, etc…,por causa deste comportamento muitos cães e gatos apanham, são mortos ou vivem aprisionados nestes lugares.Alguns fogem e ficam perdidos no mato ou morrem atropelados nas estradas. Os filhotes ainda podem crescer acostumados soltos com outros animais.
*Atenção!É comum que o animal estranhe o novo ambiente e tente fugir. Por segurança, se possível, doe o animal com uma coleira com plaquinha de identificação com o seu telefone celular e/ou do novo proprietário com código da cidade. Vários pet shops vendem plaquinhas.
O microship é outra forma de identificar o animal, porém no Brasil este método ainda é pouco conhecido.O ideal é identificar o animal com microship e plaquinha.
Os sites de doação/adoção são muito úteis para ajudá-lo a recolocar um animal, mas procure orientar-se com protetores e Ongs de proteção animal, que poderão ajudá-lo na divulgação do bichinho. Não tenha pressa, às vezes escolher uma pessoa adequada pode demorar dias, semanas e até meses.
CUIDADO COM AS DOAÇÕES FEITAS EM FEIRINHAS OU PETS: Faça a pessoa preencher o termo de posse responsável, pegue xerox do CPF, RG e comprovante de residência do candidato à adoção. Depois leve o animal pessoalmente na residência do adotante.
O importante é que o animal seja bem colocado, não seja abandonado futuramente, ou fuja por negligência dos adotantes.
Tenha em mente que o adotante deve ser responsável, ter condições financeiras, local adequado e tempo para cuidar do bicho.
Segundo algumas Ongs de proteção animal, os casos de maus tratos e morte de animais vêm crescendo. Todo cuidado é pouco.
A mídia tem noticiado com freqüência casos da animais arrastados por carros, espancados e mortos e também casos de pseudo protetores que adotam animais para os matarem.
Fique atento.Não doe sem checar as informações e sem ir na casa do adotante. Algumas pessoas são muito simpáticas e sedutoras, mas podem mentir dando nome, telefone e endereço falsos.
Pesquise sites de adoção/doação de animais na Internet.

http://www.institutoninarosa.org.br/site/guarda-responsavel/adocao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário