segunda-feira, 31 de março de 2014

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO.



Guarda responsável.



A situação de abandono de animais domésticos é gerada pela falta de consciência e de responsabilidade dos humanos e acarreta grandes danos à saúde pública.

Se encontrar um animalzinho, não o leve para um abrigo. Em geral os abrigos são como cadeias, superlotados e tristes. Faça o papel mais digno que o ser humano pode fazer: recolha-o, trate-o e arranje alguém responsável que possa adotá-lo, caso você não possa fazê-lo. E sinta-se feliz!

Saiba mais como fazer uma adoção responsável e entenda mais sobre os abrigos:http://www.institutoninarosa.org.br/site/guarda-responsavel/adocao/



quinta-feira, 27 de março de 2014

Abandono de animais é crime.




Faça um boletim de ocorrência na delegacia ou denúncia pelo telefone 181. 
Pessoas que maltratam e abandonam animais que deveriam estar sob sua responsabilidade devem ser denunciadas e punidas.
Só assim vão aprender a não desgraçar a vida de outros animais inocentes. 


segunda-feira, 24 de março de 2014

Tráfico de animais.




Terceiro maior negócio ilegal do mundo, o tráfico de animais silvestres é superado apenas pelos tráficos de armas e de drogas, sendo que no Brasil, em cada 10 animais capturados pelos traficantes, apenas um sobrevive.

O Brasil é um dos principais alvos de traficantes da fauna silvestre, em função da sua enorme biodiversidade e exuberância de sua fauna e flora. Todos os anos, quase 40 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu habitat em nosso país, dos quais 40% são exportados, segundo dados da Polícia Federal.

Além disso, é um problema sério para a conservação das espécies e, ao lado do desmatamento e da urbanização é responsável por figurar na lista em risco de extinção de número superior a 1.000 espécies da flora e da fauna. A BIOPIRATARIA causa risco de extinção de inúmeras espécies da fauna e da flora, com o contrabando das mesmas.


fonte: www.facebook.com/crueldadenuncamais.oficial


AJUDE A COMBATER O TRÁFICO DE ANIMAIS.

NÃO COMPRE! DENUNCIE!


domingo, 23 de março de 2014

Abandono de animais é crime.





Abandonar e maltratar animais é crime.
Lei federal 9605/98.
Se você não vai respeitar e cuidar dos animais como é necessário, então não tenha!
E respeite os animais que estão nas ruas, pois eles não estão lá porque querem.



sábado, 22 de março de 2014

Botulismo

Botulismo é uma doença grave e rara, que pode levar a paralisia, e é causada por uma toxina produzida pela bactériaClostridium botulinum. Existem três tipos de botulismo: o botulismo de feridas, o botulismo infantil e o botulismo alimentar.
O botulismo de feridas ocorre devido à toxina presente na ferida, conseqüência da contaminação do ferimento pela bactéria. O tratamento geralmente é cirúrgico, com o objetivo de remover a fonte da bactéria, que produz a toxina.
O botulismo infantil ocorre pela ingestão de esporos da bactéria e a conseqüente proliferação das mesmas no intestinoda criança, produzindo a toxina que causa a doença. Essa ingestão pode acontecer pela ingestão de mel, por exemplo. Os sintomas desse tipo de botulismo são: constipação, falta de apetite, choro fraco e diminuição no tônus muscular, podendo levar à morte. É por este motivo que não se recomenda dar mel para crianças com menos de 1 ano de idade. 
O botulismo mais comum é o botulismo alimentar, que ocorre devido à ingestão de alimentos que contenham a toxina butulímica. Normalmente a toxina está presente em alimentos mal conservados ou contaminados.
A bactéria Clostridium botulinum só se desenvolve na ausência de oxigênio. Por isso, alimentos enlatados e embalados a vácuo tem maior probabilidade de contaminação. Latas estufadas, por exemplo, não devem ser utilizadas, e a procedência de alguns alimentos deve ser investigada antes do consumo, como é o caso do palmito.
São vários os sintomas do botulismo, porém nenhum é característico apenas dessa doença, o que pode atrasar o diagnóstico. Pessoas que consumiram alimento contaminado apresentam os primeiros sintomas entre doze e trinta horas. São eles: visão dupla e turva, aversão à luz, pálpebras caídas, boca seca, garganta seca, dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, constipação intestinal, fraqueza muscular podendo evoluir para paralisia respiratória.
Como esses sintomas podem levantar suspeita de várias doenças, exames como tomografia cerebral, eletromiografia e exame do fluido espinhal podem ser necessários para excluir essas suspeitas. Portanto, o modo mais rápido e barato de se obter o diagnóstico preciso de botulismo seria injetar fezes ou plasma do paciente em uma cobaia, um camundongo, e observar se o mesmo apresenta os sintomas do botulismo.
Se diagnosticado o inicio, o botulismo pode ser tratado com uma antitoxina que impede a ação da toxina presente na corrente sangüínea. Mesmo nesses casos, a recuperação pode levar semanas.
O botulismo pode causar a morte por parada respiratória. Por isso, em casos mais graves, é necessário tratamento intensivo, inclusive com respiradores artificiais, muitas vezes por anos. Seqüelas como falta de fôlego e fadiga podem melhorar após anos de terapia.

fonte: http://www.infoescola.com/doencas/botulismo/


domingo, 16 de março de 2014

O seu cão sofre de ansiedade de separação?


Por Tatiane Ichitani, adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão.
Ansiedade de separação é um comportamento considerado natural e normal nos cães até certo ponto.
O que acontece quando o cão fica longe de algum membro da família? Late ou uiva sem parar? Destrói todos os objetos da casa? Faz xixi e cocô pela casa inteira? Lambe as patas ou o rabo até se machucar? Dorme o tempo inteiro a ponto de não fazer as necessidades, nem comer ou beber água? Saliva muito? Então, ele pode ter o que chamamos de ansiedade de separação, ou seja, não sabe ficar longe de determinados membros da família.
Ansiedade de separação é um comportamento considerado natural e normal nos cães até certo ponto. Significa que eles sentem uma necessidade para ter alguém do grupo por perto. Sem o grupo, não conseguem sobreviver na natureza, pois precisam do outro para caçar, procriar, alimentar-se, defender-se de outros animais, etc.
Porém, em nossa sociedade, a ansiedade de separação exagerada acaba se tornando um problema de comportamento. Os cães ficam, pelo menos, oito horas por dia longe das pessoas, pois seus donos precisam trabalhar. Dessa forma, os cães acabam tendo comportamentos que, teoricamente, atrairiam os outros membros da matilha, como latidos e uivos, ou destroem tudo pela frente na tentativa de chegar próximo a eles e ainda extravasariam a ansiedade. Geralmente, esses comportamentos são interpretados pelo dono como uma forma de “vingança” por ter ficado sozinho, mas não é nada disso.
Em casos de ansiedade de separação, o cão só apresenta esses problemas quando está longe do dono (mesmo quando este está em casa). Ele é extremamente apegado ao dono (ou a algum membro da família), tornando-se, na maioria dos casos, uma “sombra”.
Mas como isso acontece? Pode acontecer com algumas alterações na rotina: a volta do dono ao trabalho, a chegada de um novo membro na família, após mudança de casa, após visita a um novo ambiente, por exemplo. Além disso, alguns proprietários incentivam o cão a ficar o tempo todo junto, no colo, no sofá, na cama etc. Outros cães pedem carinho o tempo inteiro e o dono acaba cedendo, já que passa pouco tempo juntos e quer compensar. Geralmente, o dono faz a maior festa quando chega em casa e recompensa o cão com carinho no momento em que demonstra mais ansiedade.
Por isso, uma das formas de melhorar a ansiedade de separação é tornar as chegadas em casa bem discretas. O dono deve conseguir ignorar o cão até que este se acalme. As saídas também devem ser discretas: nada de dramatizar! Pode-se treinar também a dessensibilização de certos comportamentos que acontecem quando o dono vai sair de casa: pegar chaves, pegar bolsa, colocar os sapatos, abrir a porta etc. Tudo isso deve ser feito mesmo quando não precisar sair. Assim, o cão fica habituado a esses comportamentos sem demonstrar tanta ansiedade, já que nem sempre a saída acontece.
O cão precisa ser ensinado a ser mais independente. O dono não deve ficar com o cão o tempo inteiro no colo, grudado, recebendo carinho. Pode-se usar o comando “fica” nesses casos, até que o cão não fique seguindo o dono o tempo inteiro, de um cômodo para outro. O treino deve ser gradativo, começando por tempos curtos até que se consiga sair por períodos maiores, posteriormente. O local onde ele vai ficar quando o dono sai também é importante: não se deve deixá-lo na lavanderia sozinho se todas as coisas legais acontecem na sala e no quarto, por exemplo. O cão deve sempre ficar no ambiente em que está mais acostumado e onde tem mais o cheiro do dono.
O enriquecimento ambiental também deve ser usado: distrações como ossinhos, brinquedos com o cheiro do dono, petiscos caninos espalhados pela casa podem ser deixados quando o cão vai ficar um período sozinho.
Para casos graves de ansiedade de separação deve-se pedir ajuda veterinária. O uso de medicamento pode ser eficiente na evolução do tratamento. Porém, sem alteração comportamental, o caso não será resolvido. Além do veterinário, pode-se realizar uma avaliação comportamental para um melhor diagnóstico e tratamento.
(fonte: www.caocidadao.com.br)

terça-feira, 11 de março de 2014

Maltratar animais é crime.


Animal não é brinquedo, é um ser vivo digno de cuidados e 

respeito! O decreto 24.645/34 determina quais atitudes 

podem ser consideradas maus tratos e a lei federal de 

crimes ambientais 9.605/98 também prevê como crime, 

seguem algumas:

- Abandono;

- Agressão física como espancamento, mutilação e 

envenenamento;

- Manter o animal preso a correntes ou cordas;

- Manter o animal em locais pequenos e sem higiene;

- Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;

- Não alimentar o animal de forma adequada ou 

diariamente;

- Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;

- Submeter o animal a tarefas exaustivas;

- Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a 

stress.

Saiba mais sobre como denunciar em nosso 


site:http://www.institutoninarosa.org.br/site/guarda-

responsavel/denuncias/

SE VOCÊ NÃO VAI CUIDAR, ENTÃO NÃO TENHA ANIMAIS.



O que fazer quando agredido por um animal, mesmo se ele estiver vacinado contra a raiva

- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.- Procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo.
- Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva.
- O animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais.
- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde.
- Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
- Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.

fonte: http://www.saude.sp.gov.br/instituto-pasteur/paginas-internas/o-que-e-raiva/o-que-fazer-quando-agredido-por-um-animal-mesmo-se-ele-estiver-vacinado-contra-a-raiva

 

segunda-feira, 10 de março de 2014

5 dicas para escolher um brinquedo seguro e divertido para seu cão

Pode ser difícil entender por que comprar aqueles brinquedos tolos é tão importante para o seu cão. Estas simples bolas de tênis e cordas são mais do que aparentam aos olhos. Podem ensinar ao seu cão como resolver problemas, ajudá-los a se livrar de energia reprimida, impedi-los de ser destrutivo e até mesmo ser bom para a sua saúde oral. Todo cão, dependendo do seu tamanho, mandíbula e personalidade irá desfrutar de diferentes tipos de brinquedos, mas existem algumas regras simples que você deve ter em mente para garantir que você escolha um brinquedo seguro e divertido para o seu cão.
  1. Escolha o tamanho correto do brinquedo para seu cão: A maioria dos brinquedos para cães não tem tamanho único. Você não gostaria que a sua Great Dane engolisse um pequeno brinquedo ou que a sua corajosa pequinês quebrasse um dente por estar girando atrás de um ponto de laser. O tamanho do brinquedo deve estar relacionado com o tamanho da mandíbula do seu cão. Se ele não pode ir confortavelmente buscar e prendê-lo em sua mandíbula, as chances do brinquedo ser grande demais são enormes. Se ele pode colocar o brinquedo inteiro na boca, talvez seu cão seja grande demais para um brinquedo tão pequeno.
  2. Escolha um brinquedo com o material correto: Geralmente, os brinquedos para cães vão direto para a boca deles e são mastigados ou lambidos. É por isso que é tão importante certificar-se de que os brinquedos do seu cão não são tóxicos. Leia os rótulos com muito cuidado e certifique-se de que eles são feitos em países com forte regulamentação de saúde pet. Muitas vezes, ainda que o exterior do brinquedo pareça seguro para o cão ao coloca-lo na boca, o enchimento ou o interior podem conter produtos químicos tóxicos, elevando o risco de asfixia.
  3. Descarte os brinquedos desgastados: Com 5 anos o Golden Retriever é tão doce e ainda dorme com o mesmo velho Ursinho Puff de pelúcia que ele fez como um cachorro, mas se o enchimento do ursinho já estiver aparecendo entre a costura, é melhor aposentar o velho urso fiel. Os brinquedos antigos de cães podem estar repletos de bactérias e fungos (a maioria dos cães deixam seus brinquedos muito úmidos), o enchimento pode representar um perigo para a saúde, confie em nós, a limpeza de brinquedos de pelúcia não é tarefa fácil. Além disso, se o seu cão puder destruir uma bola de tênis em 5 segundos, você irá precisar comprar brinquedos várias vezes, mas se você tiver um delicado Yorkie que gosta de roer um osso de borracha, uma vez por semana, você não terá tanto problema.
  4. Evite brinquedos com peças pequenas: Ao escolher um brinquedo, procure olhar de perto os acabamentos. Se existem coisas que podem cortar facilmente como botões, olhos ou zíperes, eles podem não ser o brinquedo certo para o seu cão. Esses pequenos pedaços podem ser facilmente engolidos e ser um perigo de asfixia. Atenha-se aos brinquedos de uma peça, e que não tenha peças minúsculas e feitas de material resistente.
  5. Considere brinquedos de enriquecimento: Você sempre soube que o seu cão era inteligente, mas você quer realmente impulsionar sua inteligência ao limite? Brinquedos de enriquecimento pode ser a resposta para você. Estes brinquedos são pequenos enigmas, com guloseimas dentro, que seu cão precisa resolver usando seu olfato. Eles também são a base da aprendizagem e exigem que o seu cão adote certas habilidades, a fim de obter o tratamento. Os benefícios são diversos: os ajuda a desenvolver habilidades para resolver problemas, dá um senso de propósito, porque eles têm de “trabalhar” para a sua alimentação, e os faz sentir-se realizado, isso aumenta a sua autoestima.
Não importa o brinquedo que você escolher para seu cão, certifique-se de brincar com o seu cão com frequência. Brincar não só enriquece a vida do seu cão, mas também aumenta o vínculo e gera confiança entre vocês dois. Divirta-se e seja criativo!


Leia mais: http://blog.pethub.com.br/5-dicas-para-escolher-um-brinquedo-seguro-e-divertido-para-seu-cao/#ixzz2vbbhuhMO
Follow us: @pethubBR on Twitter | pethub.com.br on Facebook

sábado, 8 de março de 2014

Feira do dia 30/março/2014 cancelada.

Neste domingo (30/março), devido a problemas operacionais,  não ocorrerá Feira de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses.
Quem tiver interesse em adotar um animalzinho entre em contato conosco de segunda a sexta, das 8:00 ás 16:00 horas. Ligue antes para agendar uma entrevista. Fone: 47043673.
Mas lembrem-se, a adoção precisa ser muito bem pensada e feita com responsabilidade! Animal dá trabalho, despesas, e é para sempre.