terça-feira, 28 de maio de 2013

O barato que sai bem caro.





A legislação, através da CVS-5/13, determina que nos estabelecimentos de alimentos:

Art. 43. Utilização de ovos: os ovos podem estar contaminados com Salmonella, tanto na
casca como na gema. A qualidade sanitária das preparações à base de ovos pode ser
garantida com os seguintes procedimentos:
I - os estabelecimentos comerciais de alimentos e os serviços de alimentação devem
reconhecer a qualidade dos seus fornecedores de ovos e as aves que realizam a postura
não podem estar contaminadas com Salmonella;
II - são proibidas as preparações onde os ovos permaneçam crus ou mal cozidos. Os
ovos cozidos devem ser fervidos por sete minutos e os ovos fritos devem apresentar a
gema dura;
III - devem ser utilizados ovos pasteurizados, desidratados ou cozidos em preparações
sem cocção, tais como maioneses, cremes, mousses, entre outros;
IV - o conteúdo do ovo não deve entrar em contato com a superfície externa da casca;
V - é proibido vender ovos com a casca rachada;
VI - é proibido utilizar ovos com a casca rachada ou suja em preparações de alimentos;
VII - armazenar os ovos, preferencialmente, refrigerados;
VIII - conferir o prazo de validade dos ovos;
IX - não reutilizar as embalagens de ovos, nem utilizá-las para outras finalidades;
X - não é recomendável a lavagem de ovos por estabelecimentos comerciais de alimentos
ou serviços de alimentação. Geralmente, as grandes granjas realizam a higienização
automatizada de ovos. Estudos científicos têm mostrado que a lavagem de ovos, para
produzir ovos líquidos de uso industrial, não tem influência na qualidade microbiológica do
produto final que sofrerá pasteurização, desde que a matéria prima seja de boa qualidade.
A lavagem dos ovos pode reduzir a carga microbiológica da casca, porém alguns agentes
químicos utilizados nessa lavagem podem causar danos físicos ao produto, facilitando a
entrada de microrganismos através da casca.

Compre apenas alimentos de boa qualidade e procedência, com rotulagem e selo de inspeção. Alimentos contaminados podem causar doenças graves. Cuide da sua saúde, e também da saúde da sua família. 



Selecione os alimentos antes de comprar.


Polícia neles!


A Lei n. 9.605/1998 determina que a pena para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime com pena de 3 meses a um ano e multa.
Veja o artigo 32 dessa lei: 
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º – Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º – A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

Guarda responsável.



Adote com responsabilidade



Adoção é um ato lindo de amor e respeito aos animais. Mas se for mal planejado e irresponsável pode causar mais problemas e sofrimento para todos, principalmente para o pobre a animal que já passou por situações parecidas. Portanto, pense bem antes de adotar um animal, pois eles dão trabalho e despesas para o resto da vida e envolve muita responsabilidade e dedicação. Nunca adote por motivos fúteis ou egoísmo. Seja responsável e faça a coisa certa. Pessoas que gostam muito de animais e não podem ter um, podem ajudar sendo voluntárias em abrigos. Pense nisto.




Maltratar animais é crime



Maltratar animais é crime previsto na lei federal 9605/98, e o proprietário ou responsável respondem legalmente por isto. Abandonar, agredir, deixar de prover bem-estar como alimentação e água fresca, espaço adequado e limpo, assistência veterinária, negligenciar, manter preso em corrente, deixar animal solto pela rua sem supervisão, colocar o animal em situação de risco desnecessário, todos são alguns exemplos de maus-tratos contra animais e devem ser denunciados e punidos. Ao adotar ou comprar um animal a pessoa assume a responsabilidade sobre ele, incluindo as despesas. E isto também vale para aqueles que colocam um animal para dentro de casa e insistem em dizer que o animal não é deles, que estão apenas "ajudando". Lembre-se que ter um animal é opção, mas cuidar bem é obrigação.


Como carregar cães e gatos em segurança



Cães e gatos devem ser segurados corretamente para que não se machuquem e nem causem acidentes. Animais não gostam de ser carregados com a barriga para cima, pois podem se sentir inseguros e com a sensação de que podem cair. Com isto podem acabar mordendo ou arranhando. Ao pegar um animal com segurança e corretamente, você acaba evitando acidentes totalmente previsíveis. Sempre ensine às crianças sobre o modo correto de se comportar em relação aos animais, pois isto também evita mordidas e arranhões. Qualquer animal, por mais bonzinho que seja, vai responder com uma mordida a qualquer agressão, mesmo que esta seja involuntária. Seja responsável e evite acidentes desnecessários.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Chic mesmo é adotar.


 

Animais não são objetos para serem comprados sem se levar em conta o critério de bem-estar. Muitos deles são criados apenas para serem comercializados, vivem em locais imundos e pequenos, alguns permanecem a vida toda em gaiolas onde não podem nem se locomover direito. Não podem brincar nem tomar sol, não recebem carinho e nem atenção, comem em vasilhas imundas, servem apenas para procriarem e terem seus filhotes vendidos como coisas, às vezes para pessoas que nem gostam de animais, mas compram por status ou porque seu filho está dando um chilique. E no fim estes pobres animais acabam tendo uma vida desgraçada, apenas para servir à pessoas que ganham dinheiro com este tipo de comércio. Portanto, ao adquirir um animal, pesquise a sua origem, visite o local e veja se ele veio de um canil de confiança, converse com o veterinário responsável e nunca compre animais em feirinhas onde você não sabe como estes animais são criados, pois você pode estar contribuindo para este tipo de comércio de fundo de quintal. E lembre-se que existem muito abrigos e ccz onde existem muito animais abandonados aguardando por um lar, afinal chic mesmo é adotar!!!

 
 
NÃO SEJA CONIVENTE COM PESSOAS QUE MALTRATAM ANIMAIS.
 
 
 
 
 

Animais precisam de passeios e exercícios.

 
Por Katia de Martino, adestradora da equipe Cão Cidadão.
Seu cão puxa demais no passeio? Late quando vê outros cães? Não quer andar? Se você tem um desses problemas, fique tranquilo, certamente você não é o único. Eis aqui algumas dicas que podem melhorar bastante o passeio com seu cão.
Quando o cão puxa no passeio:
Devemos sempre ter consciência de que o passeio começa em casa. Se seu cão fica muito agitado ao ver você pegando a guia, espere que ele se acalme para, então, colocar a coleira. Pedir um ?senta? é muito útil também.
Tente sempre fazer todos os procedimentos (colocar a guia, passar entre as portas, elevador, portão de saída) com muita calma e tempo. Com isso, seu cão vai ficar cada vez menos ansioso nessas etapas.
Agora, você está na rua e ele é quem o conduz. Toda vez que ele te puxar, tente mudar de direção bruscamente, sem que ele veja, fazendo um zigue-zague. Isso faz com que ele fique mais atento a você e perceba que é você quem o está conduzindo.
Quando o cão late para outros cães:
Tente no começo evitar cães muito próximos a ele. Quando vir outro cão na rua, atravesse e se afaste. Seu cão perceberá a presença do outro, mas com menos estímulo. Se ele o vir e não latir, recompense-o rapidamente. Repita isso toda vez que ele vir um cão e não latir. Aos poucos, vá o aproximando cada vez mais de outros cães. Seu cão latiu? Não faça nada. Espere ele parar de latir e recomece. Se estiver persistindo, tente diminuir um pouco o estímulo para recomeçar o treino.
Quando o cão não quer andar na rua:
Leve um petisco que o cão goste muito e só dê a ele na rua. Isso associa a rua positivamente. Chame o cão e o recompense enquanto estiver andando. Parou de andar? Estimule a caminhar e recompense quando estiver andando novamente.
Siga essas dicas simples e bom passeio!!

sábado, 18 de maio de 2013

Feira de Adoção

Venha conhecer a feira de adoção de animais do CCZ de Embu das Artes, no domingo dia 19/maio. Estaremos na Praça da Lagoa, em frente a praça de alimentação. Das 9 às 14:00h. Mas pense bem antes de adotar, pois animais precisam de cuidados para a vida toda. Quando adotamos um animal temos a obrigação de cuidar bem deles. Não adote por motivos fúteis. Animais não são brinquedos. 
Atenção, se chover a feira fica automaticamente cancelada.


terça-feira, 7 de maio de 2013

Lindos cães precisam de adoção - Jd. Vista Alegre



Esta linda família foi abandonada por pessoas abaixo de qualquer classificação possível. Pessoas que não merecem ter nem uma barata. Agora eles precisam muito de ajuda para poderem ter uma vida bem melhor. Quem puder ajudá-los pode ligar para o Ricardo no tel. 974556741. Mas pense bem antes de adotar pois é compromisso para a vida toda. Ter animal é opção, mas cuidar bem é obrigação. E maltratar e abandonar animais é crime, denuncie sempre. Eles estão no Jardim Vista Alegre, Embu das Artes.




sexta-feira, 3 de maio de 2013

Feira de adoção dia 05/maio/2013.





 




Venha conhecer a feira de adoção de animais do CCZ de Embu das Artes, no domingo dia 05/maio. É no centro, ao lado do Largo 21 de Abril, na rua do cartório. Das 9 às 14:00h. Mas pense bem antes de adotar, pois animais precisam de cuidados para a vida toda. Não adote se você não puder cuidar deles como é necessário. E nem adote por motivos fúteis. Animais não são brinquedos.
Atenção, se chover a feira fica automaticamente cancelada.

Velhice não é doença.



A partir do momento que você adquiri um animal você pode ter a certeza de que um dia ele vai ficar velho e doente, e que você vai ter muito mais gastos com medicamentos e consultas veterinárias, além de mais trabalho e responsabilidade. Portanto, se você não está preparado para isto e pensa que pode se livrar dele quando ele ficar velho e fedido, então faça um favor a todos e nunca tenha animais. Animal dá trabalho e exige muito amor e dedicação, merecem ser bem tratados  e respeitados até o fim, e não precisam de donos ruins. Pense bem antes de ter um animal, pois abandono e maus-tratos são crimes e as pessoas respondem legalmente por isto. Não seja irresponsável e nem egoísta.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do trabalho


Dia do trabalho. 
Bom feriado.
E parabéns àqueles que trabalham duro para poder dar uma vida digna aos seus animais.