quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

eCycle - pontos de reciclagem.




Reciclagem deveria ser algo que nunca saísse de moda, deveria ser disciplina nas escolas, campanhas em igrejas e uma atitude apoiada constantemente pelos nossos governantes.
Atitude é o que faz a diferença em nosso mundo! O que diferencia alguém da multidão nada mais é do que a vontade de fazer diferente, de persistir no mesmo caminho, seja ele certo ou errado. E a forma como fomos criados e educados reflete em nosso comportamento que atinge diretamente o meio em que vivemos, começando pela nossa casa, rua, bairro, comunidade, cidade, país, mundo, Terra.
E que bom que existem iniciativas como a do eCycle, site muito bacana, que fala sobre consumo consciente e ensina dicas para que você possa, em pequenas atitudes, ajudar o planeta a ter menos lixo.


O eCycle criou a ferramenta acima que é bem legal e vai  ajudar você a encontrar pontos de reciclagens mais próximos de casa através do seu CEP. 

ACESSE: www.ecycle.com.br   


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Urina de sapo pode cegar uma pessoa?




Não. Apesar de os sapos, de fato, urinarem como medida de auto-defesa, o líquido em si não contém nenhuma substância tóxica. O verdadeiro veneno é liberado pelas glândulas granulares presentes em sua pele. É importante saber, no entanto, que o animal jamais ataca alguém para injetar essa peçonha. "Trata-se de uma espécie de defesa passiva. O veneno só contamina alguém quando o animal sofre um tipo de agressão que faz essas glândulas se romperem, esparramando o veneno e, eventualmente, atingindo o agressor", afirma o biólogo Célio Fernando Haddad, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Se isso acontecer, e as toxinas forem ingeridas ou atingirem mucosas ou alguma ferida aberta, a pessoa pode realmente ficar intoxicada - e se a peçonha cair no olho pode mesmo cegar. O veneno de certos sapos chega a matar.
É o caso de diversas espécies do sapo cururu (Bufo sp.), cuja peçonha ataca gravemente o coração humano. Por isso, o melhor a fazer é não importunar os sapos e deixá-los em paz. "Além de inofensivos, eles são extremamente úteis ao ambiente, uma vez que controlam pragas ao predar aranhas, escorpiões e insetos", diz Célio.
Animais, como cães ou gatos, podem se intoxicar ao morderem sapos e ingerirem o veneno, pressionando as glândulas atrás dos olhos. No caso de acidentes devem ser levados imediatamente ao veterinário, pois correm grave risco e podem morrer.


(fonte: www.mundoestranho.abril.com.br)

CCZ no Facebook.



VISITE O NOSSO ESPAÇO NO FACEBOOK - www.facebook.com/ccz.embu

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Nada justifica o abandono.

Quando tem mudança todos se lembram do filho, da filha, vó, sogra todo mundo tá incluído... e se esquecem dos animais. Vamos refletir um pouco?

Os animais são parte da família, e eles JAMAIS te deixariam. Hoje em dia há uma lei que permite... animais em apartamento de qualquer porte (que está acima da convenção do prédio). Muita gente acha que por ter um animal grande não dá, mas dá sim. Com passeios e atenção ele terá uma vida saudável e feliz ao seu lado, principalmente os grandões que as vezes são mais calmos e se cansam mais facilmente do que animais menores, tendo menos energia para gastar e se adaptando super bem. Além disso, tem profissionais chamados "dogwalkers" que são passeadores de cães que podem diariamente fazer exercícios com seu animal na falta de tempo, além de creches para quem trabalha o dia todo. Muitos cães se adaptam a nova rotina e a espaços menores, com boa vontade, dedicação e amor.... não precisa abandonar seu animal. Pense nisso, em todas as possibilidades, faça um teste, leve-o com você.

  Fonte:  www.facebook.com/UIPASP

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Animais precisam de ambiente limpo.

Foto: Casa limpa, cachorro saudável! O ambiente onde seu pet fica deve estar sempre limpo e livre de bactérias. Veja algumas dicas no link. http://pub.vitrue.com/mZeP


A vacinação anual e os vermífugos a cada quatro meses são cuidados básicos de que todo pet precisa. Essas medidas o protegem contra ameaças depositadas literalmente pelo caminho — nos detritos deixados por outros bichos que passearam pela rua, por exemplo — e que são capazes de transmitir verminoses, dermatites e infecções. Exames de sangue, fezes e urina também devem ser periódicos. "Eles ajudam a detectar bactérias e fungos que aparecem devido ao descuido com a sujeira da casa ou do próprio animal", alerta o veterinário Celso Martins Pinto, da Universidade Metodista, em São Paulo. Respeitadas essas recomendações, seu bicho só precisa contar com a expertise do dono na hora da limpeza geral. Mostramos como ao lado.

Faxina na casa
Ela é fundamental para prevenir dermatites, infecções e verminose.

Prato e bebedouro
- A regra é sempre servir água e comida frescas em tigelas limpas. A cada troca, lave-as com sabão neutro e água corrente para evitar a proliferação de fungos causados pela umidade do alimento.

Limpeza do chão - Deve ser frequente para que micro-organismos não se alastrem, possibilitando uma infecção daquelas - com diarreia e vômito no pacote. Mas atenção: não é recomendável usar qualquer produto de limpeza. Nas pet shops é possível encontrar desinfetantes específicos que previnem alergias nas mucosas e na pele do bicho se ele encostar na solução. Recolha sempre as fezes para evitar cheiro e moscas.

O banheiro animal - Hoje existem tapetes higiênicos que absorvem melhor a urina e as fezes do que o jornal. Alguns modelos ainda evitam que as patas do bicho entrem em contato com o material fisiológico. Por último, lembre-se: seu amigo não merece comer perto do local onde faz xixi. Mantenha o banheiro dele bem longe da comida.

Faxina nele
Um minirroteiro para afastar de mau hálito a doenças que levam à surdez

Dentes - Cuidar da saúde bucal do bicho três vezes por semana impede que as doenças periodontais ataquem a boca de seu cão, causando aquele bafo ou deixando-o banguela. Assim, mantenha a escova canina sempre a postos.

Banho - Um a cada 15 dias é o suficiente. No verão, a chuveirada uma vez por semana está liberada. ORELHAS - Seu veterinário pode recomendar produtos específicos para a higiene das orelhas. Esse hábito semanal afasta fungos e infecções que podem levar à surdez. Proteja sempre as orelhas na hora do banho para não entrar água.

Pelo - Escová-lo diariamente dá brilho à pelagem, evita que os fios fiquem espalhados pelo chão e elimina os fios mortos que ainda não caíram e formam aqueles nós responsáveis pela coceira. Aproveite a sessão de beleza e aplique no pescoço e na pele do seu amigo remédios contra pulgas e carrapatos. A veterinária Fernanda Malatesta, da clínica Pró-Animal, em Santos, no litoral paulista, frisa que a atenção deve ser redobrada no verão, quando esses habitantes se proliferam com maior velocidade.

Circo legal é circo sem animal.


No estado de São Paulo é proibida a apresentação de animais em circos.

Lei nº 11.977, de 25 de agosto de 2005 de São Paulo.

Artigo 21 - É vedada a apresentação ou utilização de animais em espetáculos circenses.

Hulk





 


Infelizmente o Hulk deu muito azar ao ser adotado, e mais do que nunca precisa de ajuda para encontrar um lar decente e donos realmente comprometidos, que possam dar a ele a vida boa que ele merece. Interessados em adotá-lo podem ligar para o CCZ para mais informações. E se você for mais um  inconsequente e irresponsável, que não sabe do trabalho que envolve ter um animal, então nem perca seu tempo em ligar. Ele já sofreu muito e merece ser feliz.
Fone: 47043673.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Saber interagir evita acidentes



Os adultos têm a responsabilidade de ensinar às crianças como interagir com os animais, e com isto evitar acidentes totalmente previsíveis.


Como evitar formigas em casa.






Agravos para a saúde
Algumas formigas podem se defender através de um aparelho inoculador de veneno, podendo provocar reações alérgicas cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de ferroadas. Além disso ela podem carrear microrganismos como bactérias e vírus, ajudando na transmissão de doenças.

Medidas preventivas:
  • Deixar os locais limpos de restos de alimentos, especialmente doces;
  • Vedar muito bem potes de alimentos;
  • Colocar açúcar em pote hermeticamente fechado;
  • Quando houver formigas, seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem com massa, principalmente na junção de azulejos, batentes e quaisquer frestas;
  • Se o formigueiro estiver na terra, proteger pés e pernas, ir jogando água fervente e cavando até achar bolinhas brancas (ovinhos). Jogar água fervendo com sabão. 
(fonte: www.prefeitura.sp.gov.br) 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dicas para o cão não subir nos móveis.



Os cães sobem nos móveis ou porque foram ensinados ou porque são recompensados ao subirem. Quando o cão pula no sofá, por exemplo, além de conseguir a nossa atenção, o próprio sofá o recompensa, pois torna a sonequinha do bicho super confortável. O truque é impedir que ele seja recompensado ao pular. Mas como evitar que aquele sofá macio, gostoso de deitar, não torne a soneca do seu cão mais agradável? Aí vai uma dica: coloque algo que deixe o móvel desconfortável. Tiras de fita adesiva viradas pra cima assustam o cachorro, pois, quando ele as toca, ficam presas no pêlo dele, causando uma sensação de desconforto. Depois disso, o cão não tentará subir no sofá por algum tempo. Um outra saída é colocar papel filme – do tipo que serve para vedar pratos de comida – sobre o sofá. Mas cuidado com os cães que costumam comer tudo que vêem pela frente, pois pode fazer mal… Nesses casos, procure estar perto para evitar que o cachorro engula o plástico ou as fitas.
Procure sempre a ajuda de um de um médico veterinário ou adestrador para te orientar no processo através do adestramento ou da consulta comportamental. Eduque com paciência e conhecimento e aprenda a conviver bem com o seu melhor amigo.

(fonte: www.caocidadao.com.br)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Castre seus animais.


O controle da população ajuda a combater abandono, maus-tratos e doenças. Seja responsável e providencie a castração dos seus animais.
 
 
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval responsável.


Não interessa a época do ano, ou se é tempo de dificuldade. Se você optou por ter um animal, então ele é sua responsabilidade para o resto da vida. Cuide dele com respeito, como você também gostaria de ser tratado. Abandonar animais é crime - lei federal 9605/98.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval com responsabilidade.


O Carnaval é tempo de festa e viagens, e também de se lembrar que cuidar de animais envolve muita responsabilidade. Eles não podem ser esquecidos, e se a família for viajar e não puder levá-lo é necessário providenciar um hotelzinho ou casa de amigo que possa hospedá-lo, ou mesmo alguém que possa cuidar dele em casa. Animais não podem ser deixados em casa sozinhos ou abandonados na rua. Isto é crime e absurdo e deve ser denunciado. 

Passeio divertido é passeio seguro.


Jamais deixe seu animalzinho sair sozinho para a famosa "voltinha" no bairro. Por mais treinados que sejam, os cães e gatos, ao saírem de seu ambiente, podem se sentir desorientados e, assim, escaparem do controle do seu dono. Eles podem se machucar, podem ser agredidos ou atropelados. Podem se perder ou mesmo agredir outros animais e pessoas. Lembre-se que todo proprietário responde legalmente por qualquer mal que possa acontecer ao seu animal, causado por descaso ou negligencia, assim como acidentes causados por ele. Seja responsável, cuide para que seu animal. Tenha um quintal seguro para poder ficar solto em segurança, e saia sempre de coleira e guia. E se você tem preguiça de cuidar e acha que tudo isto é bobagem, então não tenha animais.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Domitila



A Domitila teve o azar de ter donos irresponsáveis, que não se importaram em providenciar sua castração e ainda a abandonaram quando ela engravidou. Agora ela está castrada e tem muito esperança que terá novos donos, bem melhores. Pessoas que prometam cuidar dela para sempre, com respeito e carinho. Quer ter e merece uma vida longa e feliz. É linda, meiga e super dócil. Venham adotá-la no CCZ de Embu das Artes - fone.47043673. Mas pense bem antes de adotar pois animal é para sempre e abandono é crime.

                                                                             Adriana Xande

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Lugar de lixo é na lixeira.


Não jogue lixo nas ruas, terrenos, matas ou córregos. Se você gosta de viver na sujeira, pelo menos respeite as outras pessoas que não gostam. Agindo com respeito e colaboração você evita desastres e doenças. Seja responsável e lembre-se que o lixo que você joga na rua acaba voltando para dentro da sua casa. 



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Denuncie maus-tratos contra animais

 

Pela Constituição de 1998, os animais são tutelados pelo Estado, ao qual cabe a funçao de protegê-los. Os atos de abuso e de maus-tratos configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito.
A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental.

Como denunciar:

Toda pessoa que testemunhe atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ".   Denúncias também podem ser feitas à polícia ambiental.        

(fonte: www.arcabrasil.org.br)