quinta-feira, 31 de maio de 2012

Doenças transmitidas por alimentos


Informações gerais – o que todos devem saber
O que é?
Doenças transmitidas por alimentos são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas com patógenos, em quantidades que afetam a saúde do consumidor. Além destes patógenos, estas doenças também podem ser causadas por produtos químicos venenosos e outras substâncias nocivas.
Qual o microrganismo envolvido?
No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas pela Salmonella, Escherichia coli patogênica e Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacillus cereus.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita (Toxoplasmose) dentre outros.
Como se transmite?
As pessoas adoecem após ingerir água ou alimentos contaminados.
Como tratar?
As doenças que causam diarréia e vômitos podem levar à desidratação, caso o paciente perca mais fluidos corporais e sais minerais (eletrólitos) do que a quantidade ingerida. A reposição destes fluidos e eletrólitos é extremamente importante para evitar a desidratação. Quando a diarréia é aguda, deve-se ingerir sal de reidratação oral, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, ou outras soluções de reidratação oral. As bebidas esportivas não compensam corretamente as perdas de fluidos e eletrólitos e não devem ser utilizadas para tratamento de doença diarréica.
Como se prevenir?
As recomendações que seguem são de aplicação geral, tanto para os alimentos comprados de vendedores de rua em postos fixos ou ambulantes, como também para os hotéis ou restaurantes bem conceituados:
• Lave as mãos regularmente:
- antes, durante e após a preparação dos alimentos;
- ao manusear objetos sujos;
- depois de tocar em animais;
- depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas;
- antes da amamentação;
- entre outras situações.
• Assegure-se que o alimento servido esteja bem cozido e quente (aproximadamente 60ºC);
• Selecione alimentos frescos com boa aparência, e antes do consumo os mesmos devem ser lavados e desinfetados;
• Não coma alimentos crus, com exceção das frutas e verduras que podem ser descascadas, cujas cascas estejam íntegras;
• Para desinfecção, os alimentos crus como frutas, legumes e verduras devem ser mergulhados durante 30 minutos em uma solução preparada com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;
• Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;
• Alimentos prontos que serão consumidos posteriormente devem ser armazenados sob refrigeração (abaixo de 5°C) e aquecidos no momento do consumo (centro do produto 72°C);
• Não coma alimentos que tenham estado em temperatura ambiente por mais de quatro horas, isso representa um dos maiores riscos de ter uma DTA;
• Reaquecer bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los;
• Compre alimentos seguros verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor). Não compre alimentos sem etiqueta que identifique o produtor;
• Os pescados e mariscos de certas espécies, e em alguns países em particular, podem estar contaminados com toxinas que permanecem ativas, apesar de uma boa cocção. Solicite orientação aos moradores do lugar;
• Consumir leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não beba leite nem seus derivados crus;
• Sorvetes de procedência duvidosa são de risco. Evite-os!
• Evite preparações culinárias que contém ovos crus (Ex. gemada, ovo frito mole, maionese caseira);
• Evitar o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (saladas, carnes, dentre outros);
• Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos;
• Evitar comidas vendidas por ambulantes;
• Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;
• Não tomar banho/nadar em rios, lagos, piscinas com água contaminada; evitar praias poluídas
• Beber água e/ou gelo apenas de procedência conhecida;
• Quando estiver em dúvida quanto à potabilidade da água de beber, ferva ou trate a água com produtos específicos que podem ser obtidos em farmácias;
• A água também pode ser tratada com hipoclorito de sódio a 2,5%. Coloque 2 gotas em 1 litro de água e aguarde por 30 minutos antes de consumir.
• Cuidado para não comprar soluções comerciais com hipoclorito de sódio 2,5% que também tenham alvejantes na composição.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Adote com juízo.


Acesse o site www.queroumbicho.com.br São Paulo/Embu das Artes, e veja os animais que estão no CCZ aguardando por uma família. Mas pense bem antes de adotar, para que esta adoção não se torne um problema para você, e principalmente para eles.


Hospitais de referência em caso de acidentes com animais venenosos.



HOSPITAIS DE REFERÊNCIA E LOCAIS DE APLICAÇÃO DE ANTIVENENOS

SÃO PAULO

DIR I - CAPITAL

Nº Município Unidade de Saúde Endereço Fone
1 São Paulo. Hospital Vital Brazil Av. Vital Brasil nº 1500 - Instituto Butantan (11) 3726-7962

DIR V - OSASCO



Nº Município Unidade de Saúde Endereço Fone
7 Embu. Pronto Socorro Municipal Av. Elias Yasbek, nº 1415, Centro (11) 4704-7782

8 Itapecerica Serra. Pronto Socorro Central R.Carlos Eduardo D. Tautico, nº 77 (11) 4666-4540

9 Juquitiba. Unidade Mista de Saúde Rua José Antonio Nunes, nº 90 (11) 4681-4226

10 Embu-Guaçu. Unidade Mista de Saúde Rua Celestino Apa, nº 50 (11) 4661-1884

11 Cotia. Associação Hospital de Cotia Av. Odair Pacheco Pedroso, nº 171 (11) 4148-2222

(fonte: www.portal.saude.gov.br)

Evite acidentes com lagartas



1. O que é?
A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga) é uma das fases do ciclo biológico de um lepidóptero (mariposas e borboletas). Embora sejam encontradas várias espécies na natureza, as lagartas do gênero Lonomia são as que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves, e mesmo mortes, pela inoculação do veneno no organismo, através do contato das cerdas urticantes com a pele.
2. Quais os agentes envolvidos?
Os megalopigídeos (lagartas “cabeludas”) são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado (castanho, branco, negro, róseo) camuflando as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes. Os saturnídeos (lagartas “espinhudas”) vivem em grupos, possuem cerdas urticantes em forma de espinhos semelhantes a pequenos pinheiros verdes distribuídos no dorso da lagarta, não possuindo pêlos sedosos. A Lonomia geralmente tem coloração marrom esverdeada, com várias formações brancas em forma de “U” ao longo da parte superior (dorsal) do corpo.
3. Quais os sintomas?
Normalmente os acidentes com lagartas ocorrem quando o indivíduo toca o animal, ao encostar-se em local onde estas se encontram (em geral tronco de árvores), ou a espreme ao manusear a vegetação. O contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos "espinhos" seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é violenta, irradiando-se do local da "queimadura" para outras regiões do corpo. No caso da Lonomia, algumas vezes aparecem complicações, como sangramento na gengiva e aparecimento de sangue na urina.
4. Quais os primeiros socorros em caso de acidente?
Lavar o local da picada com água fria ou gelada e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer, não fazer sucção no local da ferida e nem aplicar folhas, pó de café ou terra sobre ela para não provocar infecção; não ingerir pinga, querosene, ou fumo; levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo.
5. Como tratar?
Dependendo da lagarta, os sintomas podem tratados com medidas para alívio da dor, como compressas frias ou geladas; nos casos de suspeita de acidente com Lonomia, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo para se avaliar a necessidade de soro.
6. Como se prevenir?
Ao coletar frutas no pomar, realizar atividades de jardinagem ou em qualquer outra em ambientes silvestres, observar bem o local, troncos, folhas, gravetos antes de manuseá-los, fazendo sempre o uso de luvas para evitar o acidente. A incidência maior de acidentes deve-se ao desmatamento, queimadas, extermínio de predadores naturais, loteamentos sem planejamento e sem avaliação do impacto ecológico que isto acarreta, obrigando a procura destas espécies por outros ambientes para sobreviver e onde se dá o contato com o homem.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Abandono de animais


Abandono de animais
O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta cada vez mais os grandes centros urbanos ao redor do mundo, principalmente no ocidente. No caso da cidade de São Paulo, por exemplo, somente no ano de 2002 foram recebidos 2.500 animais, encaminhados pela Polícia Ambiental e Ibama, o que representa 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo e no ano de 2003 cerca de 2.400 animais, o que representa 13% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo. No caso dos cães e gatos, eles são frequentemente recolhidos para os centros de zoonoses, onde ficam alojados por um breve número de dias antes de serem sacrificados. A respeito dessa prática que fere os direitos dos animais, o Instituto Nina Rosa produziu um vídeo educativo intitulado Fulaninho, que relata a vivência de um cãozinho abandonado. O vídeo é dirigido às crianças e adolescentes e aborda o tema da responsabilidade a ter pelos os animais de estimação.
Não abandone jamais quem nunca te abandonou. Ajude e promova a adoção responsável.


Causas de Abandono


Cães

18,5% Suja a casa
12,6% Destrutivo fora de casa
12,1% Agressivo com pessoas
11,6% Tem o vício de fugir de casa
11,4% Activo demais
10,9% Requer muita atenção
10,7% Late ou uiva muito
9,7% Morde
9,7% Destrutivo dentro de casa
9,0% Desobediente


Gatos

37,7% Suja a casa
11,4% Destrutivo fora de casa
10,9% Agressivo com pessoas
8,0% Não se adapta a outros animais
8,0% Morde
6,9% Requer muita atenção
12,6% Destrutivo dentro de casa
4,6% Eutanásia por motivos de comportamento
6,9% Não amistoso
4,6% Ativo demais
Pesquisa feita nos EUA em 12 abrigos, envolvendo 1.984 cães e 1.286 gatos. As somas passam de 100% porque um dono pode ter alegado mais de um motivo para abandonar seu animal. Apud: Revista da FOLHA de 7 de janeiro de 2007
Fonte: Revista veterinária "Journal of Applied Animal Welfare Science". Apud: Revista da FOLHA de 7 de janeiro de 2007.

fonte:http://oipet.com.br/adocao/abandono-de-animais

Luciana Gallo

O que fazer em caso de ataque de um animal.

Se o cão partir para o ataque, evite gritar, correr e fazer movimentos bruscos, porque isso desperta o instinto de caça do cão. Procure se manter imóvel até obter ajuda.
Lembre-se que o animal pode correr muito mais rápido que você.
Evite olhar diretamente nos olhos do animal, pois esta é uma atitude interpretada como desafio.
Proteja sempre seu rosto cruzando seus braços. Em caso de queda, procure ficar com as mãos na nuca e os cotovelos e joelhos encostados no peito, pois assim evitará ferimentos graves e em locais que podem ser fatais.
Se tiver algum objeto na mão, use para distrair o cão, pois ele poderá atacar o objeto primeiro e isso pode evitar que a mordida seja dada em você. Bolsas, jaquetas e até mesmo a camiseta servem.
Se o animal ficar parado, distrair-se com outros movimentos, procure abrigar-se em algum lugar ou sair lentamente, da sua área de domínio.

Uma dica importante: nunca revide, pois isso só deixará o cão ainda mais nervoso.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Adote no CCZ

Se você pensou bem, pesquisou se vai ter tempo, dinheiro, espaço, paciência, amor no coração, e tudo mais que for necessário para cuidar de um animal para sempre, e chegou a conclusão que pode, então venha conhecer nossos lindos cães e gatos que aguardam uma chance de serem felizes. Ligue no CCZ de Embu para saber mais informações e também o horário e local da feira de adoção que acontece aos domingos. Adote, mas com responsabilidade.

FONE: 47043673.

Abandono é crime


Infelizmente existem muitas pessoas que fazem isto. Vamos mudar esta realidade e aprender a respeitar os animais. Nada justifica o abandono. Animal não é descartável.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prevençao de mordidas.

Como podemos prevenir esse tipo de ocorrência?
A prevenção é simples. Aqui estão algumas dicas, dentre várias existentes, em relação a este tema:
- Se você não conhece o cão, não se aproxime dele, evite fazer carinho, pegar no colo, já que isso pode provocar uma agressão caso o animal não seja dócil ou até mesmo por se sentir ameaçado.
- Evite situações de provocação ao animal, como mexer em sua comida, em seus filhotes, retirá-lo à força de algum lugar, fazer movimentos bruscos.
- Nunca corra de um cão, pois o mesmo pode avançar por instinto predador. Tente permanecer imóvel até que o animal saia de perto.
- Nunca olhe nos olhos de um cão, isso para ele pode significar ameaça.
- Nunca entre em um ambiente estranho que tenha um cão solto, e nunca coloque sua mão para acariciá-lo.
- Nunca agrida um cão. Bater, puxar seu rabo ou suas orelhas, segurar suas patas, tudo isso pode provocar a agressão.
- Sempre tenha cuidado ao manipular animais doentes.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agressividade em cães e gatos.


A agressividade é o distúrbio comportamental mais grave e frequente nos cães e gatos.
Muitos donos de animais não percebem que a agressividade está se manifestando aos poucos e sua tendencia é só aumentar.
É fundamental diagnosticar e começar a tratar assim que os primeiros sinais de agressividade aparecem.
Em primeiro lugar, devemos entender que algumas manifestações agressivas são normais, isto é, estão dentro do contexto. Um animal com dor pode não permitir que examinem, manipulem a área afetada e isto não significa que ele é um animal agressivo. Assim como um animal que defende seu território (apropriadamente) de invasões também não deve ser considerado agressivo.
O número de animais agressivos abandonados é muito alto. O tratamento visa diminuir a taxa de abandono e promover uma melhor relação entre o animal e seus donos.
Raramente a agressividade é causada por uma doença neurológica, metábolica ou até mesmo infecciosa, como a raiva.
De onde vem a agressividade?
O comportamento de um animal se forma a partir da herança genética herdada de seus pais somada ao ambiente que ele vive.
Assim que o filhote nasce ele já tem uma tendência comportamental. Se ele for bem tratado pela sua mãe (é, as mães caninas e felinas também precisam cuidar bem e educar seus filhotes!), socializado e bem tratado pelos seus donos, o filhote deve se desenvolver com comportamento sociável e dócil.

CONSULTE SEMPRE UM VETERINÁRIO OU ADESTRADOR PARA SABER COMO EDUCAR BEM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, E EVITE PROBLEMAS NO FUTURO.
LEMBRE-SE QUE EDUCAÇÃO É TUDO.
A EDUCAÇÃO DO ANIMAL VAI DEPENDER TOTALMENTE DA EDUCAÇÃO DO SEU DONO.

(fonte: www.bichosaudavel.com)

Principais motivos que levam o cão a morder.


- Dor
Mordida como resposta a um estímulo doloroso. A mordida tem por objetivo acabar com o estímulo desagradável.

- Dominância
Morder para demonstrar superioridade àquele que está sendo mordido (pessoas ou outros animais). A agressão por dominância vai desde um simples rosnado até um ataque real. Para o cão, a família humana é a matilha – ele irá testar todas as pessoas que vivem com ele, exibindo comportamento dominantes.

- Instinto de caça
Perseguir e morder presas para comê-las. Os cachorros, atualmente, não precisam mais caçar para conseguir comida. Mas, o instinto permanece.

- Medo
Quando o cão está apavorado e alguém tenta pegá-lo – ele agride, morde, para afastar o que lhe parece uma ameaça. Todos os cães, sem exceção, mordem por medo.

- Comida
Comida escassa . O cão pode morder e rosnar para qualquer coisa que se aproxime no momento que está comendo. O líder da matilha é o dono da comida.

- Posse de objetos
Morder para defender uma posse, um brinquedo, etc.

- Defesa do território
O cão protege a propriedade. Quanto menor o território, com mais agressividade o animal irá protegê-lo. Um cão de guarda tem forte sentimento de ciúmes, senão não guarda nada. O cão considera que a casa, o quintal, são seus territórios. – a casa é a parte mais importante do território.


Conhecendo as principais causas de agressividade você pode evitar se colocar em situações de risco desnecessárias.
(fonte: www.greepet.vet.br)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Declaração dos direitos dos animais.

Artigo 11º


Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.


Pense muito antes de ter.


ANIMAL PRECISA DE CUIDADOS E É PARA SEMPRE
PENSE BEM ANTES DE TER UM


Controlando as baratas


As baratas existem por mais de 300 milhões de anos. A maioria delas vive em climas quentes e tropicais, mas várias espécies convivem com os homens em suas casas e escritórios. As baratas não são apenas um visitante malquisto em casa. Além de carrearem inúmeros agentes causadores de doenças, possuem nas fezes uma proteína que é um fator importante no desencadeamento de crises de asma, especialmente para crianças que vivem nos bairros mais pobres e densamente povoados das cidades. Para reduzir os sintomas da asma e evitar várias doenças, é importante eliminar as baratas.
Bloqueie os locais por onde as baratas poderiam entrar em casa, incluindo rachaduras, fendas nas paredes, janelas, brechas no chão e móveis de madeira, ralos, etc. As baratas precisam de água para sobreviver e só vivem em ambientes sob alta umidade. Conserte e vede todas as torneiras e canos que estejam vazando. Você também deverá solicitar uma dedetização feita por um profissional, a ser feita quando não houver ninguém da família (nem animais) em casa, para eliminar as baratas que restarem.
As baratas se sentem menos à vontade numa casa limpa e seca. Para evitar que elas retornem, mantenha os alimentos em recipientes bem vedados, e lave (ou leve para fora de casa) os pratos onde os animais de estimação acabaram de comer. Aspire e varra o chão após as refeições, e retire freqüentemente de casa o lixo acumulado. Use na cozinha cestinhas de lixo cobertas. Lave imediatamente os pratos após seu uso com detergente e água quente; não se esqueça de limpar as áreas debaixo de fogões, geladeiras, forninhos ou tostadeiras, onde se acumulam farelos e migalhas. Limpe regularmente a superfície do fogão e de armários, assim como outras superfícies na cozinha.

Crianças e alergia.


Defesa
Estudos mostram que crianças que convivem nos primeiros anos de vida com animais de estimação estão menos propensas a desenvolver alergia, pois o seu sistema imunológico já está "acostumado" com os agentes alergênicos encontrados nos animais.
Já o sistema imunológico de crianças que cresceram sem contato com animais não reconhece os agentes alergênicos, ficando mais suscetíveis às reações.
Para mais informações consulte sempre um médico veterinário.

(fonte: www.proanima.org.br)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cão perdido no Jardim da Luz.


Por favor, ajudem!
Bicho:
Cão
Raça:
Pit Bull Terrier
Nome:
Steve
Cor:
Branco
Data da perda:
09/05/2012
Descrição:
Tenho o Steve desde que nasceu! Ele tem 8 meses e eu o amo muito. Ontem, quando meu pai foi colocar o carro na garagem o Steve deve ter saído sem ninguém perceber. Já procurei nas proximidades e avisei amigos, mas ainda não o encontrei, a irmã dele está triste, se sentindo sozinha. Ele sumiu na Rua Sananduva, Jardim da Luz, Embu das Artes. É um cachorro extremamente dócil, muito brincalhão, e está fazendo muita falta. Por favor, quem tiver qualquer notícia dele me avise por telefone ou e-mail. Telefones: (11)62805204. E-mail: fabaocardso@gmail.com / daniele_cpereira@yahoo.com.br.
Contato:
Fabio Matheus Cardoso -
Email:
fabaocardso@gmail.com
Local:
EMBU - SP

Compartilhar:
Compartilhar FaceBook Compartilhar Twitter

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seu cão está no peso ideal?

Hoje em dia, todos sabemos que a manutenção do peso ideal é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Sabemos que a alimentação inadequada, excesso ou deficiência de nutrientes acabam resultando em alterações fisiológicas, ocasionando em sérios problemas ao organismo, como o mau desenvolvimento corporal, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, alterações ortopédicas e reprodutivas, entre tantos outros males...
Pois é! Todos esses males também acometem os animais!!!
Os cães constituem a espécie animal com maior variação em seu peso adulto, variando desde as raças miniaturas até as raças gigantes. Além da diferença de tamanho, as necessidades nutricionais variam conforme a idade, o estado físico e o modo de vida do animal. 
Uma nutrição adequada é um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro.
Muitas pessoas acabam alimentando seus cães muito mais do que o necessário e efetivamente saudável, pois não aguentam a "cara de pidão", e acreditam que o peludo está com fome... Mas não podemos nos esquecer que os cães apresentam apetite voraz na maior parte do tempo. Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais, que tinham comida escassa e não sabiam quando poderiam jantar a próxima caça...
Mas, diante da grande variedade de tamanhos e composição corporal de nossos cães, como saber se está obeso? Ou magro demais? Ou dentro do peso ideal? Como saber a quantidade e o tipo de alimento que deve ser oferecido? O número de refeições que ele deve receber?
Para fornecer uma dieta balanceada para as necessidades fisiológicas específicas e individual para cada estágio da vida e a melhora do desempenho animal, é importante conversar com o Médico Veterinário.
Algumas dicas gerais:
  • Em geral, a melhor forma de oferecer a alimentação do seu cão é com um método chamado "tempo controlado" - fornece ao animal mais alimento doque ele consome dentro de um período de tempo, geralmente entre 5-30 minutos e depois se retira , isso porque desta forma você pode acompanhar o consumo alimentar do animal e observar qualquer alteração na ingestão ou comportamento alimentar.
  • O ideal é que cães adultos sejam alimentados duas ou mais vezes ao dia, isso minimiza angústia, ansiedade, dilatações gástricas, entre outros problemas.
  • Evite oferecer muitos aperitivos, o excesso desses alimentos resulta em dieta inadequada, desbalanceada,e obesidade. Os petiscos devem ser oferecidos como forma de recompensa.
  • Não ofereça doces, ossos pequenos e ossos de galinha, pois podem acomodar-se na boca ou no trato gastrintestinal, causar diarréias e até doenças mais graves. 

Veja abaixo como está a condição nutricional do seu animal:




Luciana Gallo