sexta-feira, 30 de março de 2012

Feira de adoção dia 01/04/12

No domingo, dia 01/04/12, se não chover, tem feira de adoção de animais. Na Praça da Lagoa, Centro, próximo da Av. Elias Yasbek. Mas antes de adotar pense bem, pois adoção não é brincadeira e pode se tornar um desastre e acabar com a vida de um animal. Aja com responsabilidade, e não com egoísmo. Bom final de semana.

terça-feira, 27 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Declaração dos direitos dos animais.


Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Adeus, Tobias


O Tobias está temporariamente sem lenço e sem documento, mas logo conseguiremos pessoas muito boas para adotá-lo e cuidar dele com muito carinho e para sempre. Já sofreu muito e até tiro  de chumbinho ele tomou. Agora ele só quer saber de donos responsáveis, que não o abandonem nem o façam sofrer. Porte médio, castrado, muito alegre e carinhoso. Tem muito amor para dar, mas só para quem realmente merecer. Precisa finalmente ter um lar digno. Venham visitá-lo no CCZ de Embu.
                                              
                                         

" As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."
Fernado Pessoa.                                                                                        

quinta-feira, 22 de março de 2012

Leve seu animal para ser castrado.

Crueldade é covardia.

Crueldade contra os animais é fruto de covardia e ignorância.


A Lei Federal 9.605/98 considera crime:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.


Nunca dê animais de presente.


 Coelho de presente?
Só se for de pelúcia!

Coelhos não são brinquedos nem objetos.
Em pouco tempo acabam abandonados, maltratatados ou são sacrificados.
Pense nas consequências dos seus atos. Respeite os animais.


Brucelose

Também conhecida como febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea, ou febre ondulante, a brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella – Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos e ovinos), Brucella cannis (menos comum) – transmitida dos animais para os homens. A infecção ocorre quando eles entram em , contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos.
O risco de contrair a infecção é maior no caso de homens adultos que trabalham com a saúde, criação e manejo de animais ou nos abatedouros e casas de carne. No entanto, mulheres e crianças também podem ser infectadas, assim como é possível a transmissão vertical da enfermidade da mãe para o feto.
A brucelose humana é considerada uma doença profissional pelos órgãos da Saúde Pública.
Sintomas
O período de incubação pode variar de 5 dias até vários meses.
Na forma aguda, de evolução insidiosa, os sintomas podem ser confundidos com os da gripe: febre intermitente/recorrente/ondulante, sudorese noturna (suor com cheiro de palha azeda), calafrios, fraqueza, cansaço, inapetência, dor de cabeça, no abdômen e nas costas.
Na forma crônica, os sintomas retornam mais intensos. Os mais característicos são: febre recorrente, grande fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores, manifestações alérgicas (asma, urticária, etc.), pressão baixa, labilidade emocional, alterações da memória.
Brucelose é uma doença sistêmica que, nos quadros mais graves, pode afetar vários órgãos, entre eles o sistema nervoso central, o coração, os ossos, as articulações, o fígado, o aparelho digestivo.
Prevenção
Não existe vacina contra a brucelose humana. A prevenção da doença depende diretamente do controle e erradicação da bactéria nos animais. Nesse sentido, são medidas importantes os cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e subprodutos e do leite (que deve ser pasteurizado ou fervido) e seus derivados.
Existe vacina de uso animal contra brucelose bovina, que deve ser feita segundo portaria do ministério da agricultura.
Recomendações
* O abate sanitário do rebanho é a única forma de eliminar os focos de brucelose;
* A doença é uma zoonose de distribuição universal e as medidas de prevenção são as mesmas em todos os lugares;
* Os profissionais devem usar roupas, luvas e sapatos adequados, se o trabalho oferecer algum risco para a infecção.

(fonte: www.drauziovarella.com.br)

terça-feira, 20 de março de 2012

Notícias de Panqueca.


E a Carolina nos enviou notícias da Panqueca e também um lindo depoimento. Que bom que ela resolveu dar uma chance para aquele animal tímido e assustado, e percebeu que aquele comportamento era por ela nunca ter sido tratada com carinho nem respeito. Com certeza ela vai ficar cada vez mais confiante e será finalmente feliz com sua nova família. Parabéns Carolina, esperamos que seu depoimento sirva de exemplo para mais pessoas. Adoção com responsabilidade e para sempre. 

                                                                     Adriana Xande

Depoimento de Carolina


Olá, sou Carolina e venho para contar meu depoimento de adoção de uma linda cadela.
Sempre gostamos muito de cachorros, e adotamos eles como um novo membro da familia....
Com a perda de um de nossos cachorros, resolvi ir até a ZOONOSEs em busca de um novo cão para ser adotado, pois acredito q ao inves de comprar um, temos q contribuir com a adoção, seja em locais proprios , ou adotar um cãozinho abandonado nas ruas.
Chegando lá, já me indentifiquei com a primeira cadela q vi...ela era do jeito q eu imaginava o meu novo cão: Marron, olhos amarelos e com o focinho bem marronzinho...
Mas ela se escondeu de mim!!! Fui ver outros cachorros, mas era ela que eu queria...
Voltamos no canil dela e pedi para vê-la de perto...uma cachorra assustada, com o rabinho entre as pernas e o corpo encolhido.... fiquei sabendo o motivo daquele medo e me deu uma angustia e revolta: "ela foi encontrada em um saco de lixo amarrado aqui na frente da ZOONOSE" Meu Deus q revolta, por que as pessoas são tão más? Por que colocar ela dentro de um saco? o abandono já não é o suficiente?
Depois ainda por cima, fiquei sabendo q ela havia sido adotada , e devolvida pq não agradou o novo dono....Imaginem só a cabecinha dela, como teria ficado....Como deve ter sido maltratada pelo seu primeiro dono e como deve ter se sentido rejeitado com a devolução do segundo dono....
Bom depois de saber de tudo isso, não tive duvidas que ela era q eu e minha familia queriamos...Ela precisava de pessoas como nós, afinal é uma cachorra especial...
Trouxe ela para casa, toda encolhida no banco do passageiro....ela quando chegou em casa andava abaixada e com o rabo entre as pernas....quando iamos fazer carinho ela abaixava a cabeça e se encolhia mais...Como se fossemos bater nela!
Se escondia debaixo das coisas e entre o mato e tremia muito...No primeiro dia entrou de baixo do carro e ficou lá o dia todo, até q fomos tira-la de lá.
Na hora de comer, não queria e por isso sentamos do lado dela e conversamos com ela e fomos dando a ração na boca dela até q logo ela mesmo já estava comendo sozinha....Ela tinha um olhar tão triste e ficava parada sem reação olhando pro nada.
hj faz um mês que Brenda mora com a gente, ainda um pouco desconfiada, mas o olhar de tristeza dela não existe mais, agora ela tem um olhar verdadeiramente de um filhote: um olhar SAPECA...kkkk
Sai para passear tds os dias, na hora da refeição corre para seu pratinho, e a noite toda invés de dormir, fica brincando de destruir o cobertor dela e do felipe( nosso outro cão), aos poucos estamos a educando para não fazer mais essas artes de filhote, mas com muita calma, afinal ela já é muito traumatizada.
Agora tenho certeza, que ela tera um vida feliz, e que já está sendo muito amada e principalmente respeitada , como um ser que : Pensa, tem sentimentos, respira, se move, late enfim : Um ser VIVO!
Adote um cão, saiba como é bom ter uma amigo verdadeiro e tão fiel.
Um abraço a todos.

O que são zoonoses?

O que são zoonoses?
      São doenças naturalmente transmissíveis entre animais e seres humanos.
      Dentre as zoonoses de relevante importância para a Saúde Pública e incidentes em área urbanas, destacam-se: raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, teníase e cisticercose.


O que são doenças transmitidas por vetores?
      São doenças que, para serem transmitidas ao homem, dependem de um animal invertebrado que transfere de forma ativa um AGENTE ETIOLÓGICO de uma fonte de infecção a um novo susceptível. As principais doenças transmitidas por vetores são: dengue, febre amarela, malária, leishmaniose e doença de Chagas.


Além das zoonoses e das doenças transmitidas pelos vetores, que outros agravos são atribuições de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)?
      Um CCZ deve atuar na prevenção de agravos causados pelos animais peçonhentos como serpentes, escorpiões, aranhas e outros como os causados por lonomias, lacraias, abelhas etc.
      
Outra atuação será o controle de animais incômodos, como alguns invertebrados (moscas, simulídeos e baratas) e vertebrados (pombos e morcegos).

O que são Centros de Controle de Zoonoses (CCZ)?
      São instituições municipais, com estrutura física específica e personalidade jurídica legalmente estabelecida, geralmente vinculadas ao órgão de Saúde local (Secretaria, Departamento, Coordenadoria, Divisão), com competência e atribuição para desenvolver os serviços elencados nos Programas de Controle de Zoonoses, de Doenças Transmitidas por Vetores e de Agravos por Animais Peçonhentos.


(fonte: http://www.pasteur.saude.sp.gov.br/)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Xerife

O Xerife é muito alegre, companheiro, se dá bem com outros animais. Porte médio/pequeno (pesa 10Kg), castrado, vacinado. Procura donos que possam dar a ele um lar digno onde seja muito bem tratado e viva feliz para sempre. Não quer mais saber de ser maltratado nem desrespeitado. É um lindo cão e será um grande amigo para quem tiver a sorte de adotá-lo. Venham conhecê-lo no CCZ de Embu.

   ADOTADO!                                           Adriana Xande

Abandono é crime


TODOS FICAREMOS VELHOS UM DIA


 

domingo, 18 de março de 2012

Menina


E a nossa voluntária D. Nair precisa de ajuda para encontrar um lar maravilhosos para esta linda cachorra, que vive há bastante tempo na rua dela. Se chama Menina, porte médio, mestiça Pitbull, muito dócil e tranquila. Graças à D. Nair, já está castrada e vermifugada e é saudável. A vida nas ruas é muito perigosa e este lindo animal merece viver por muitos e muitos anos em segurança e em um lugar onde possa ser feliz. Quem puder ajudá-la pode ligar para o CCZ, fone: 47043673.

                                             Adriana Xande

ADOTADA!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Popeye

Agora o Popeye tem um novo nome, e vai precisar também de um novo lar. Já está castrado, é muito dócil e amoroso, merece ser tratado com muito respeito. Ele precisa de um quintal cercado e com muito espaço para que ele possa ficar livre para correr e brincar. Nem pensar em ficar preso em corrente. Adora passear e será um grande companheiro. Adulto, porte médio/grande, tranquilo e simpático. Seus novos donos deverão ser pessoas responsáveis e que tenham conhecimento de comportamento animal, para que ele tenha uma vida segura e sem problemas. Venham conhecê-lo no CCZ de Embu.

                                                                                             Adriana Xande

ADOTADO!

Quanto custa manter um animal de estimação?


Antes de escolher um animal, tire suas dúvidas sobre os gastos que você pode ter.
Avalie se o gasto cabe no orçamento familiar antes de levar o animal para casa.

Está pensando em adotar um bichinho? Antes, saiba que assim como os filhos, eles também dão gastos.
Segundo a pesquisa Radar Pet 2009, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidan), que avaliou mais de 2,1 mil domicílios brasileiros, você pode gastar cerca de 100 reais com um gato e de 300 reais com um cão por mês.
"Esse valor médio inclui itens essenciais, como ração de qualidade, banho e cuidados médicos, e varia muito segundo o tamanho e o tipo de pelo do bicho: quanto maior e mais peludo, mais caro", explica o veterinário Marcos Fernandes, de São Paulo.
"Avaliar se o gasto cabe no orçamento familiar antes de levar o animal para casa é uma atitude responsável e fundamental para reduzir as tristes estatísticas de abandono", completa.
Dica: antes de adquirir um bicho, informe-se também sobre as características e necessidades da espécie escolhida - tamanho, peculiaridades, espaço físico necessário.

(fonte: www.mdemulher.abril.com.br)

terça-feira, 13 de março de 2012

NADA JUSTIFICA O ABANDONO.

     
 "EU ESPEREI POR VOCÊ"

Abate clandestino é crime.

O consumo de carne proveniente do abate clandestino traz inúmeros prejuízos à saúde. As condições de higiene não são respeitadas, os equipamentos utilizados são inadequados e os produtos são transportados sem nenhum cuidado. Isso sem falar no sofrimento causado aos animais e nos danos ao meio ambiente.
Exija sempre carne com o carimbo da fiscalização e elimine qualquer risco a sua saúde.
Denuncie o abate clandestino. Procure a Vigilância Sanitária e o Promotor de Justiça de sua cidade.

A Lei Estadual de São Paulo n° 11.977/03 determina:

Seção V
Do Abate de Animais
Artigo 19 - É obrigatório em todos os matadouros, matadouros-frigoríficos e abatedouros, estabelecidos no Estado, o emprego de métodos científicos modernos de insensibilização aplicados antes da sangria por instrumentos de percussão mecânica, por processamento químico, choque elétrico (eletronarcose) ou, ainda, por outros métodos modernos que impeçam o abate cruel de qualquer tipo de animal destinado ao consumo.
Parágrafo único - É vedado o uso de marreta e da picada de bulbo (choupa), bem como ferir ou mutilar os animais antes da insensibilização.

 (fonte: www.mp.ba.gov.br)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Athina, Audrey e Adele


Estas lindas cachorrinhas são irmãs, porte médio, castradas, muito alegres e espertas. Já sofreram muito ao serem abandonadas e agora precisam conhecer pessoas boas que possam adotá-las. Merecem ter um lar onde possam viver para sempre, com muita saúde e carinho. Com certeza elas não vieram a este mundo apenas para sofrer. E vamos mostrar a elas que ainda existem pessoas boas que amam e respeitam os animais. Portanto, se alguém realmente quiser e puder dar uma vida maravilhosa para estas princesas, pode ligar para o CCZ.
                                                                                                                   Adriana Xande

sábado, 10 de março de 2012

Pitbull encontrado no Jd. Vista Alegre

Este lindo cão estava perdido no Jd. Vista Alegre, em frente ao colégio Adalgisa. Ele aguarda ansiosamente que seus donos venham resgatá-lo e levá-lo para casa, que é onde ele deveria estar. Para variar, não portava placa de identificação. Se alguém estiver procurando por ele deve ligar no CCZ, fone:47043673. Horário comercial.
                                                                                                            
Adriana Xande

sexta-feira, 9 de março de 2012

feira de adoção 25/03/12

Domingo, dia 25 de março, tem feira de adoção de animais (se não chover). Se você pensou bem e tem certeza que vai poder ter um animal e dar a ele tudo o que for necessário, então venha adotar um amigo em Embu das Artes. É no Centro, na Praça da Lagoa, próximo ao cemitério na Av. Elias Yasbek. Das 9 às 14:00h. Mas só para pessoas responsáveis, pois estes animais estão cansados de serem tratados como lixo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Abra o seu coração


MAS PENSE BEM ANTES DE ADOTAR
ANIMAL É PARA SEMPRE

Lázaro

ADOTADO!

O Lázaro é um pequeno milagre. Apesar de ter apenas 2 meses foi abandonado, quase morreu, lutou bravamente e agora está forte e saudável. Lutou muito para viver pois acredita que terá uma vida boa daqui para frente. Para isto precisa ser adotado por pessoas que possam dar a ele muito carinho, respeito, um lar digno e uma vida longa e feliz. Já está castrado e vermifugado. Fofo, precioso, meigo, brincalhão, esperto, tudo de bom. Liguem para saber mais sobre ele.
                                                                                                           Adriana Xande

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cacique


O Cacique morava nas ruas, correndo muito risco de ser agredido, atropelado, passando fome e sede. Agora finalmente ele foi adotado e vai morar em um sítio com bastante espaço, onde ele terá pessoas que se responsabilizarão por ele. Conseguiu uma segunda chance de ser feliz e vamos rezar para que tenha ido para um bom lar. Ele é um lindo cão que merece ser muito bem tratado e viver com muito conforto e sem preocupações. Boa sorte, Cacique!
                                                                        
                                                             Adriana Xande
ADOTADO!

Principais fatores que resultam na fuga de animais.


  • Obras em casa - transito de pessoas da obra, chegada de material, etc.
  • Festas ou visitas em casa - pessoas que não tem costume de ter animais em casa, não se preocupam em verificar se portas ou portões estão fechados e onde está o bichinho da casa;
  • Sair da garagem e deixar o portão aberto;
  • Fogos de artifício ou foguetes - em dias de jogos de futebol, festas religiosas, natal, reveillon, etc;( certifique-se que seu bichinho esteja num local seguro e que impossibilite fugas ou acidentes nestes dias);
  • Coleiras que arrebentam ou estão folgadas e o cão se solta na rua durante um passeio ( se assusta com uma freada de carro, com um outro cão, etc); Verifique sempre se a coleira de seu cão está bem acertada no corpo dele e se não há algum desgaste;
  • Ao receber os Correios ou algum tipo de entrega ou prestador de serviço, certifique-se de que o cão ou gato está em casa e fique atento para não sair por porta ou portão aberto.
  • Muita atenção com os animais adotados! Um cão leva e média 20 a 30 dias para se adaptar ao novo lar e a primeira reação do bichinho é "buscar" o local onde estava, fugir... Muita atenção e mantenha seu cão, sempre com a coleira e placa de identificação.

Animais devem usar placa de identificação.

Diariamente inúmeros animais, por vários motivos, fogem ou se perdem de casa. Existe uma medida simples e eficiente para dar mais segurança ao seu animal e no caso de desaparecimento,  facilitar que o bichinho seja encontrado e devolvido ao lar.

- Coloque sempre no seu cão ou gato uma coleira com uma placa identificadora. Nesta placa, grave seu número de telefone. Se o seu animal fugir e alguém o encontrar, basta ligar para o número que está na placa identificadora. Simples e fácil. Existem inúmeros modelos de coleiras e placas de identificação. Em quase todos os Pet Shops você pode adquirir uma placa identificadora e uma coleira. Para gravar o telefone procure locais que ofereçam este serviço, geralmente os mesmos locais onde se amolam alicates e tesouras.
Está é uma maneira simples, eficiente e de custo baixo para identificar um animal e dar a ele muita segurança.

Lembre-se, para evitar fugas de animais:

- Tenha muita atenção ao abrir e fechar portas de saída e entrada e portões na sua residência ou em locais com animais de estimação. Principalmente se houver mais pessoas na casa – uma festa ou uma visita de amigo ou parente ou uma reforma com pessoas trabalhando. Certifique-se sempre que os bichinhos do local estão seguros e no lugar certo.
- Sempre saia ou transporte seu animal na coleira e segure firme a guia, este hábito deixa o passeio seguro e evita fugas. Gatos devem ser transportados em caixas de transporte para animais.
- Cuidado ao colocar seu bichinho na janela do carro, são inúmeros os casos de cães que caem ou pulam de janela de automóveis e se machucam, desaparecem ou morrem.

(fonte: http://www.sosbichos.com.br/)

Gatos necessitam de ambiente estimulante.

Na hora de adquirir um gato é muito importante ter em mente que ele vai precisar bem mais que água fresca e ração para viver feliz. Além dos cuidados veterinários, o comportamento dos felinos deve ser bem compreendido, assim, o dono poderá separar um espaço adequado e objetos que venham ao encontro das necessidades deles. Nesse sentido, estruturas verticais são de extrema relevância, pois são nelas que os animais irão praticar uma de suas principais atividades: a observação de todo o ambiente, o que na natureza, eles realizam do alto das árvores.
O felino, por ser um caçador nato, está sempre alerta a qualquer movimento, pois é possível que este seja indício de uma presa ou de um predador. Assim, esconderijos também se fazem necessários, pois a qualquer movimento suspeito o bichano irá se esconder. Em casas com mais de um gato estes lugares tornam-se itens essenciais para um relacionamento tranquilo entre eles. Outra função dos esconderijos é abrigar o gato durante seu período de observação da casa, sem que os outros possam observá-lo.
As “rotas de fuga”, que são caminhos estratégicos por onde o felino poderá correr, também são importantes, de forma que durante uma perseguição, brigas não aconteçam. Então, antes de adquirir um amigo felino, procure saber do que eles precisam para que a sua casa também seja a casa deles.

(fonte: www.petmag.uol.com.br)

sábado, 3 de março de 2012

Feirinha de adoção cancelada

Por motivos técnicos no CCZ, a feirinha de adoção prevista para o dia 04 de março de 2011, foi cancelada.
Agradecemos a compreensão de vocês e aproveitamos para lembrar que as adoções no CCZ de Embu das Artes podem ser feitas de segunda ã sexta, das 09:00h às 16:00h.

Luciana Gallo

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resultado do abandono


E esta linda é a Bambina, que foi abandonada no CCZ, contraiu uma doença e agora luta diariamente pela vida, com muita garra e vontade de viver. O exemplo dela serve para ilustrar como a vida destes pequenos anjos abandonados não é nada fácil e frequentemente eles acabam perdendo esta batalha. Diferente do que as pessoas pensam, o CCZ não é hotelzinho e nem colônia de férias para animais. Não é abrigo e nem tem clínica veterinária. É um local contaminado e inadequado para animais, principalmente filhotes. Pensem no sofrimento que eles passam devido à ignorância e descaso de algumas pessoas. Não abandone, cuide. E se você não pode, não tenha.

                                                                                                            Adriana Xande

"A morte parece menos terrível quando se está cansado."
                                                                                                - Beauvoir , Simone de

quinta-feira, 1 de março de 2012

Bijou

A Bijou é dócil, tranquila, porte pequeno, já está castrada, uma verdadeira jóia. Para que ela seja perfeita só falta fazer parte de uma família linda que a faça muito feliz. Precisa de donos que a queiram muito, diferente dos antigos, que a abandonaram na rua sem se importar com o que poderia acontecer a ela. Deste tipo de gente ela quer distância. Se você puder dar uma vida digna a este lindo animal, pode ligar e será bem-vindo. Fone: 47043673.
ADOTADA!                                                                            Adriana Xande

Conheça seu animal.


Animais não falam com palavras, mas sim com gestos e expressões. Aprenda a conhecer os sinais enviados pelo seu cão e evite acidentes. Comunique-se com ele e respeite seus sentimentos.