sexta-feira, 27 de abril de 2012

Micoses ou dermatofitoses.


Dermatofitoses são infecções fúngicas superficiais causadas por fungos queratinofílicos dos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Estes fungos utilizam como substrato a queratina presente em pêlos e unhas. É uma afecção bastante importante para cães e gatos, mas em gatos é considerada a doença infecciosa mais importante. Em ambientes com muitos animais é difícil de erradicar e apresenta importante papel zoonótico, ou seja, pode também causar infecções em humanos.

ETIOLOGIA
Microsporum canis é a causa mais comum de dermatofitose felina e canina; não é um agente normal da flora cutânea e sua presença está relacionada com infecção e no caso de gatos de pelame longo, também pode indicar o estado de portador assintomático.

TRANSMISSÃO E FATORES PREDISPONENTES
Os esporos originados de fragmentos de hifas são a forma infectante e os animais tornam-se infectados por contato direto com um animal infectado ou através de contato com um ambiente contaminado (escovas, toalhas, tanques, caixas de transporte, máquinas de tosa, gaiolas, etc.). Os esporos são altamente resistentes e podem persistir em um ambiente por anos. Animais muito jovens ou muito idosos, com nutrição inadequada, imunossupressão (neoplasias, endocrinopatias, terapias com corticoesteróides) e presença de ectoparasitas facilitam a instalação das dermatofitoses.

ASPECTOS CLÍNICOS
A dermatofitose é muito pleomórfica nas apresentações clínicas e, deve ser investigada em muitas condições cutâneas, principalmente em felinos. O fato de ser uma zoonose e de ser altamente contagiosa indica urgência na definição diagnóstica. O prurido é variável, muitas vezes ausente, mas pode ser intenso. A lesão mais característica é a alopecia circunscrita com descamação, crosta, eritema ou hiperpigmentação. Face e membros são geralmente as regiões mais afetadas. Formas clinicas menos comuns incluem disqueratinização, alopecia simétrica, onicomicose, paroníquia e dermatite miliar (felinos), querion e nódulos (associados com inflamação e até mesmo piodermite bacteriana). Felinos de pelame longo podem ser portadores assintomáticos mantendo a dermatofitose em um gatil ou abrigo, caso não sejam reconhecidos. Em cães nota-se alta prevalência e maior dificuldade de tratamento na raça Yorkshire Terrier.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico diferencial deve incluir piodermite superficial, demodiciose, disqueratinizações primárias e neoplasias cutâneas.

TRATAMENTO
O sucesso terapêutico será obtido principalmente na associação de terapia tópica, sistêmica e controle ambiental. PARA ISTO UM MÉDICO VETERINÁRIO DEVE SER CONSULTADO.
Controle no ambiente:
Os desinfetantes mais efetivos contra fungos são hipoclorito de sódio, glutaraldeído e enilconazol (não disponível no Brasil). Medidas gerais de limpeza como ventilação, aspiração e remoção de toalhas, escovas e camas também devem ser empregadas.



Prof. Dr. Paulo Salzo  (fonte: www.amicinet.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário