quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cidadania em ação - Sucesso total!

Bom dia!!

Hoje é um dia mais do que feliz aqui no canil!!
Aconteceu ontem o "Cidadania em ação", um projeto muito bacana da prefeitura que leva serviços de todas as secretarias para a população, de forma gratuita. Cada vez este evento acontece em um lugar da cidade, e desta vez (no mês de Abril de 2010) o bairro escolhido foi o Jd. Mimas.
A Secretaria da Saúde esteve presente com posto de vacinação, serviços de odontolgia, oftalmologia e tantas outras ações. É claro que a Zoonoses foi também!!
Este ano. além dos usuais serviços de esclarecimento sobre as Zoonoses, e o foco da Dengue, decidimos inovar e promover adoção, posse responsável e também fizemos RGAs no evento e foi um sucesso total!
MUITAS pessoas visitaram a nossa barraca, e nós agradecemos muito todo o apoio e carinho dado pela população local, que foi muito gentil e acolhedora!
Aproveitamos para entregar folhetos sobre posse responsável, bem simples, mas citando  as  obrigações que você tem se possui um animal!
Outro agradecimento é para os munícipes que fizeram o Registro de seus animais, no total foram feitos quase cem Registros de Animais (RGA), o que demonstrou a preocupação da população, outro ponto muito importante da posse responsável!
Além disso, foram doados onze cães filhotes (aqueles das fotos do post anterior e outros 6), dois cães adultos (o Riquinho, que já apareceu por aqui, e a Mel, que ainda não tinha fotos no Blog) e uma gata, outra demonstração de preocupação dos munícipes, mais uma coisa MUITO BACANA!!!
As crianças se divertiram e aprenderam muito sobre comportamento de cães, e posse responsável, os adultos ficaram comovidos com a beleza e estado dos filhotinhos!
Vale lembrar que todos os animais tomaram um bom banho e receberam talco anti-pulgas no dia anterior para evitar a infestação de pulgas no novo lar! Além disso, todos os animais que levamos não possuiam raça definida, mas estavam saudáveis e cheios de amor para dar!

Em breve postaremos fotos deste evento maravilhoso!!

Continuamos torcendo para arranjar donos para todos os animais do canil!!
=D

Luciana Gallo

domingo, 18 de abril de 2010

Filhotes!

Existem muitos benefícios de adotar um animal adulto, mas ainda assim muitas pessoas preferem adotar filhotes! 
Bom, para muito os filhotes são mais charmosos, para outros são mais brincalhões, mas o que eu posso dizer com certeza é que ninguém consegue resistir a fofura dos bebês que estão no canil, esperando para serem adotados!
Aqui vai uma palhinha destes deliciosos filhotes... Existem outros, que são mais novos e menores, mas não temos fotos ainda!
De qualquer forma, estão todos convidados a conhecê-los, fazendo uma visita no canil, ou indo até o Cidadania em ação, evento realizado pela prefeitura de Embu, será no dia 21 de abril – feriado de Tiradentes -, das 8 às 16 horas, no campo do Jardim Mimás – Rua Jorge Balduzzi, s/nº -, ao lado da Escola Municipal Janaina Agostinho Oliveira.







ADOTADOS

Luciana Gallo

Alguns meninos para adoção

Boa noite!


Vamos continuar com o nosso "mural de adoções"...
Como estamos em uma democracia justa, onde todos têm o mesmo direiro, chegou a vez de alguns meninos aparecerem por aqui!!
Estes são três rapazes, todos muito amigáveis, amorosos e companheiros! Os três pedem por carinho e atenção sempre que possível! São brincalhões e cheios de energia!
Não é certo julgar nenhum cachorro (nem ninguém) pela raça, e definitivamente estes três LINDOS cachorros não merecem ser julgados pela aparência, mas de qualquer forma  são animais muito fortes e de raças que não costumam se dar bem com outros animais, por isso eles devem morar com uma família que não pretenda ter muitos animais na mesma casa, especialmente outros machos!
Apesar desta necessidade especial, nós temos certeza que eles podem, PERFEITAMENTE fazer parte de um lar e dar muito amor para quem os adotar!!!



ADOTADO O Hulk é um Pit Bull caramelo, muito carinhoso e brincalhão. Com aproximadamente 4 anos e pesando 34kg, tem alta energia, adora tomar banhos e precisa de um dono que goste de passear. Apesar de ser muito carinhoso, calmo e paciente, o Hulk também é muito forte, por isso não recomendamos o convívio com crianças, nem outros cães.


ADOTADO O Hércules é um Rotweiller de 29,6kg, muito brincalhão e carente, com quase 4 anos de idade, chora e clama por carinho o tempo todo. Precisa de um dono que goste de passear e fazer exercícios, e que não tenha outro cachorro em casa.
Foi adotado, por um rapaz que já havia adotado uma fêmea (castrada) daqui do CCZ, na semana do dia 25 de abril (2010)! Obrigada, por esta atitude maravilhosa!

Luciana Gallo

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Posse responsável – o que é?

Ser um proprietário responsável é muito mais do que dar abrigo e comida para o seu animal, na verdade, a posse responsável começa antes mesmo da chegada do animal, começa no momento da decisão, da escolha de ter um bicho de estimação!

Veja aqui, resumidamente, alguns itens importantes:

Decisão
A decisão de adotar (ou comprar) um bicho de estimação é uma coisa séria e deve ser tomada em conjunto, pela família inteira, afinal ele fará parte dela, como um novo membro da família, por toda a sua vida, que pode ultrapassar 15 anos!

Alimentação
Qualquer animal deve ser alimentado todos os dias, com alimentação adequada para a sua espécie e fase da vida. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 3 a 6 vezes ao dia. Além da comida, o seu animal deve ter ao menos uma fonte de água limpa e fresca disponível o tempo todo.
Cuidado: a noite o alimento deve ser retirado para evitar o aparecimento de ratos e insetos!

Identificação - Registro Geral do Animal (RGA)
O RGA identifica o animal e seu proprietário, é como uma Carteira de Identidade. Procure o Centro de Controle de Zoonoses para fazer o registro do seu animal, é gratuito e muito útil!

Usar coleira e guia
Sempre que o seu animal sair para passear ele deve estar acompanhado de alguém que seja capaz de contê-lo, coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas.

Higiene
Cães e gatos não devem tomar banho todos os dias, basta uma escovação diária, e um banho por mês.
Além dos cuidados com o banho, outro tópico importante da higiene é o recolhimento de fezes! Todo proprietário, deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania, além disso, ninguém gosta de pisar nas fezes de outros animais, não é mesmo?

Moradia
Os animais devem ter um abrigo confortável, protegido do frio, da chuva, do vento e do sol intenso. Este lugar deve estar sempre limpo e seco, livre de pulgas e carrapatos.

Saúde
Os animais devem ser vacinados de acordo com o calendário passado pelo Médico Veterinário. Este calendário será composto com vacinas específicas da espécie e a vacina contra a raiva. Além da vacinação, a vermifugação (desverminação) também é necessária e deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses, ou de acordo com o Médico Veterinário!
Todos os animais precisam de cuidados com a saúde, inclusive os “vira-latas” e só o Médico Veterinário é quem pode identificar doenças e prescrever medicamentos, portanto, para qualquer sinal de doença, ou alteração de comportamento do seu animal, procure um Médico Veterinário!

Esterilização (Castração)
É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos, preferencialmente antes dos seis meses de idade.

Educação
Os animais precisam saber o que podem ou não podem fazer, mas para isso, não é preciso bater, ao contrário, é preciso ter paciência! Cães e gatos são muito inteligentes e acabam aprendendo tudo o se espera deles!

Luciana Gallo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Registro Geral Animal - RGA


O RGA é a melhor maneira para identificação de um animal e funciona como uma carteira de identidade, pois o número é único por animal, e permanente.Assim como o RG, que deve andar com as pessoas o tempo todo, o animal deve usar permanentemente a plaqueta, com o número do RGA. Em caso de perda ou extravio da plaqueta do RGA,  uma segunda via deve ser retirada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Além da plaqueta contendo o número de RGA, recomendamos uma outra identificação na coleira do seu animal, com o nome e o telefone do proprietário, aumentando assim as chances do animal ser encontrado, caso ele se perca.
 Vale lembrar que cães devem passear com coleira e guia, acompanhados do proprietário, e que gatos devem ser transportados dentro de caixas especiais ou outro tipo de contenção que possibilite o seu transporte com segurança.
 Como fazer o RGA?
Procure o Centro de Controle de Zoonoses, com os seguintes documentos:
· CPF (original);
· RG (original);
· Comprovante de residência (original e cópia);
· Atestado de vacina contra raiva emitido e assinado pelo Médico Veterinário, ou comprovante do CCZ, expedido nos últimos 12 meses. 

Dra. Luciana Gallo

Afinal, o que é o Centro de Controle de Zoonoses?


O CCZ é uma Unidade de Saúde, responsável por controlar e prevenir as doenças transmitidas por animais (zoonoes), através do controle da população de animais domesticos (cães, gatos e animais de grande porte) e de animais sinantrópicos (mosquitos, morcegos, pombos, ratos, entre outros). 
Como já combinamos, de tempos em tempos vamos falar de cada uma das atividades do CCZ de Embu, para começar com força total, hoje falaremos sobre duas das pricipais atividades do CCZ de Embu:

Vigilância Zoosanitária
Uma das atividades do CCZ é realizar a Vigilância Zoosanitária, que é um serviço de vistoria com o objetivo de diminuir os riscos à saúde humana, ocasionadas pela convivência inadequada entre o homem e o animal. Alguns exemplos dessa convivência inadequada são: criação de número excessivo de animais, ou criação em condições inadequadas de higiene, ou presença de entulho ou alimento que favoreça a infestação por animal sinantrópico... As atividades são desencadeadas com base nas solicitações encaminhadas pela população em geral, ou órgãos públicos.
A autoridade sanitária, atendendo às solicitações, vistoria o local da denúncia onde poderá orientar, intimar e se constatada a infração, impor penalidades cabíveis, de acordo com a gravidade do problema encontrado e com os prazos legais concedidos. 

Controle dos animais sinantrópicos
Animais sinantrópicos são aqueles adaptados a viver junto ao homem, à despeito da vontade deste. São diferentes dos animais domésticos (criados pelo homem para companhia, transporte ou produção de alimentos).
As atividades de controle de animais sinantrópicos realizadas pelo CCZ tem o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e oferecer aos munícipes uma melhor qualidade de vida. As principais espécies de animais sinantrópicos a serem controlados pelos serviços do CCZ são:

·        Abelhas;
·        Aranhas;
·        Baratas
·        Carrapatos;
·        Escorpiões;
·        Formigas;
·        Morcegos;
·        Moscas;
·        Mosquitos;
·        Pombos;
·        Pulgas;
·        Ratos;
·        Vespa


Algumas atividades do CCZ no controle de animais sinantrópicos:
·        Controle de roedores em ambientes públicos;
·        Controle do insetos em ambientes públicos;
·        Retirada de abelhas, marimbondos e vespas;
·        Retirada de escorpiões, cobras e aranhas;
·        Orientações preventivas sobre pombos, morcegos, baratas e ratos;
·        Ações diversas de combate ao Aedes aegypti.


Vale lembrar que o CCZ é um órgão público, por isso, as ações intra-domiciliares, como desinsetizações e desratizações devem ser realizadas por prestador de serviço particular, e não pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Luciana Gallo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Algumas das meninas (fêmeas)

Bom dia!!


Todos dizem para dar prioridade para mulheres e crianças, então começaremos por algumas fêmeas que estão disponíveis no canil... =D


ADOTADA Esta é a Neguinha, uma menina de tamanho médio, com quase três anos de idade. Sapeca, ela adora carinho e brincadeiras, mas é um animal calmo e tranqüilo. Seria uma ótima companhia para pessoas que têm criança em casa, ou mesmo outros cães!
Ela foi adotada na semana do dia 12 de abril, por uma família muito bacana, que já tem outro cão! MUITO BOM!! Nós temos certeza que serão todos muito felizes juntos!



Uma velhinha tranqüila e tímida, esta é a Rabiola! Já passou dos seus nove anos de idade e  merece ir para um lar calmo para curtir o amor de uma família!

ADOTADA!  Rabiola foi adotada por pessoas abençoadas que, sem  preconceitos nem vaidades, resolveram  ajudar esta velhinha a ter uma vida confortável e feliz. Igor e Patrícia, não temos palavras para agradecer, com  certeza a própria Rabiola vai retribuir com muito carinho e gratidão.




ADOTADA A Angélica é super especial!! Uma cadela carinhosa e MUITO brincalhona, precisa ir para uma casa com pessoas que gostem de fazer exercício, já que ela tem muita energia! Para ela, que tem quase três anos, passear e brincar nunca é demais, mas desde que ela seja a única "filha" de 4 patas!


Luciana Gallo

Boas vindas!!



Nós todos (gerência, funcionários e animais) estamos extremamente contentes e ansiosos com a criação deste novo veículo de comunicação, esperamos conseguir uma casa com amor para todos os animais que chegam ao CCZ e precisamos da sua ajuda para isso!!

Se você não pode adotar nenhum animal, mostre este blog para todos os seus amigos, parentes ou colegas de trabalho, de certo alguém pode nos adotar e, se não, certamente conhecerá alguém que quer!!!

Obrigada pela atenção!

Luciana Gallo